As Secretarias de Educação e Segurança Cidadã lançaram, na Emeb Dr. Atila Ferreira Vaz, o quarto e último núcleo do Observatório de Segurança Escolar. O lançamento completa a instalação do Observatório nas quatro regiões da cidade, juntando-se à Emeb Jorge Amado (Norte), Emeb Devanir José de Carvalho (Leste) e Emeb Tiradentes (Centro/ Oeste).
As unidades escolares vão funcionar como núcleos e sediar encontros mensais com a comunidade para debater e propor ações em prol da cultura de paz nas escolas.
A abertura foi feita pelos estudantes, que cantaram a música “Sementes do Amanhã”, de Erasmo Carlos. A secretária de Educação Ana Lucia Sanches afirmou que a escola sempre foi um lugar de paz, e que tem um papel importante além do ensino das matérias básicas do currículo, que é o de formação integral das crianças como cidadãos.
Leia mais:
Diadema celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com novos investimentos
Funcionários Públicos e Prefeitura de Diadema fecham acordo salarial para 2023 e 2024
Professor universitário mais jovem do Brasil é de Diadema
Evento contou com a presença de pais e professores
“É na escola que devemos estimular reflexões, tomada de consciência e participação, e as crianças têm que ser ouvidas”, pontuou.
O secretário de Segurança Cidadã Benedito Mariano destacou que o propósito das reuniões mensais, que ocorrerão a partir de junho, é discutir propostas para combater a violência e fomentar um ambiente e uma cultura de paz, por isso é importante que todos os representantes da sociedade participem.
A vice-prefeita, Patty Ferreira, complementou: “cultura, lazer, esporte e educação salvam vidas”.
O evento contou com a presença de pais, professores, a diretora da escola, Magda de Lourdes dos Santos, representantes do grêmio Curumim, o secretário de Cultura, Deivid Couto, o presidente da câmara de vereadores, Orlando Vitoriano, além de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Conselho Tutelar.
Fazem parte do Observatório de Segurança Escolar as Secretarias de Educação, Segurança Cidadã, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social e Cidadania, além de pais, mães e responsáveis pelos estudantes, professores e funcionários das escolas, lideranças comunitárias e os próprios estudantes.
O Observatório de Segurança Escolar faz parte do programa Escola que Protege, que engloba outras ações de combate à violência nas escolas, como intensificação da ronda escolar, câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais, formação para famílias sobre comunicação não violenta, programas de enfrentamento ao bullying e monitoramento da frequência escolar, entre outras.