A ensolarada manhã da quarta-feira (12/11) foi diferente para cerca de 100 estudantes da rede municipal de ensino de Diadema. Eles aproveitaram a piscina do Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha. Graças à inciativa “Dia de Piscina”, alunos das EMEBs Dr. Mario Santalúcia, Profª Fabíola de Lima Goyano e Dr. Átila Ferreira Vaz puderam desfrutar da piscina do clube e se divertir muito com os colegas.
A iniciativa integra o programa Descobertas, que foi oficialmente lançado pelo prefeito Taka Yamauchi ontem, no Clube, e que vai incentivar as crianças a explorar e descobrir suas habilidades e vocações, talentos e interesses, para se desenvolver e encontrar seu caminho para o futuro. Isso será feito por meio de passeios e atividades em espaços públicos e gratuitos, como o Clube Mané Garrincha, o Borboletário de Diadema, parques (Pousada dos Jesuítas, Takebe, Paço), bibliotecas e o Teatro Clara Nunes, entre outros.
“É um programa desafiador, que pretende levar toda a rede de ensino a conhecer e aproveitar espaços e equipamentos públicos da nossa cidade, proporcionando experiências novas, favorecendo a socialização e o desenvolvimento das crianças. É muito gratificante ver os alunos desfrutando de espaços como esse e outros que temos em Diadema”, declarou o prefeito.
Borboletário
Os passeios dos estudantes ao Borboletário de Diadema já começaram, assim como o “Dia de Piscina”, que ocorre até a semana que vem, inicialmente com as turmas participantes do programa Mais Educação. A piscina do Mané Garrincha está recebendo cerca de 100 alunos de manhã e 100 à tarde, de três ou quatro escolas, todos os dias. Em 2026 os passeios continuam e serão estendidos para mais escolas e turmas.
A prefeita e a vice-prefeita mirim, Giovanna Correa Silva e Alice Amaral, participaram de reuniões com o prefeito e sugeriram os locais que as crianças gostariam de visitar no programa Descobertas, após consulta aos conselhos Curumins das escolas. Desde o segundo trimestre, já foram realizados passeios ao Teatro Clara Nunes, Parque do Paço, Borboletário, Parque Eldorado, Casa da Música e até ao musical “Wicked”. A ideia agora é reforçar ainda mais a exploração de espaços de lazer, cultura e esporte da cidade, tudo com transporte e lanche fornecidos pela prefeitura. “Em 2026 o programa Descobertas continua e será ampliado. É muito importante proporcionar essas experiências de utilização de espaços públicos para os estudantes, com foco em cidadania, habilidades, cultura e futuro profissional. Esse é o conceito de uma educação verdadeiramente integral, como é o programa Mais Educação. Educação, Cultura e Esporte juntos”, explica Felipe Sigollo, secretário de Educação de Diadema.
As crianças aprovaram. Ana Sophia dos Santos Ribeiro, de 8 anos e que está no 2º ano na EMEB Fabíola de Lima Goyano, diz que é a primeira vez que foi ao Mané Garrincha: “a piscina é ótima, tem muito espaço para brincar e se divertir. Amo nadar e estou fazendo novas amizades aqui”. Júlia Rafaela, de 8 anos e da mesma escola, concorda e comemora: “é a minha primeira vez em uma piscina como essa e estou adorando! Como tem muitas crianças, a gente brinca e faz novos amigos”.







