A Prefeitura de Diadema lançou, nesta terça-feira (21), o programa “Comida Boa” e o novo cardápio da Alimentação Escolar, que atende a todas as escolas da rede municipal de ensino, durante um almoço na EMEB Prof. Evandro Caiaffa Esquivel, no Centro.
Estiveram presentes o prefeito Taka Yamauchi, secretários, vereadores, estudantes com suas famílias e a imprensa local.
O objetivo do programa e do novo cardápio é promover uma alimentação escolar saudável, variada e saborosa.
Com cardápios elaborados por nutricionistas, o “Comida Boa” garante aos estudantes refeições completas, nutritivas e equilibradas, desde a creche até a EJA.
O foco é oferecer alimentos frescos e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras e o tradicional arroz com feijão, respeitando as necessidades nutricionais e o paladar dos estudantes.
Entre as novidades oferecidas no almoço de lançamento, estavam a batata rústica, o pão de batata doce, a fondue de frutas, o arroz doce e o brownie de banana.
Não faltaram também o estrogonofe, morangos e uvas, estes muito requisitados pelas crianças e que agora passarão a compor os cardápios das escolas.
“Sabemos que comer bem na escola é um dos fatores que ajudam no desempenho dos alunos. Recebemos e atendemos os pedidos das crianças, e agora conseguimos ter um cardápio com refeições mais saborosas, equilibradas e saudáveis ao mesmo tempo. Criança bem alimentada estuda melhor”, declarou o prefeito. A estudante e prefeita-mirim Giovanna Correa Silva, de 9 anos, provou e aprovou: “acho que esse novo cardápio tem mais variedade, mais frutas que podemos escolher, e dá mais vontade de comer. E eu adorei o arroz doce e o brownie de banana”.
O programa reforça também os cuidados com a segurança, transparência, higiene, preparo e manuseio, identificando a nutricionista responsável em cada escola, divulgando procedimentos de higienização dos alimentos, prazos de validade de cada um e organização de estoque.
Sai o lanche, entra a refeição
Além da inclusão de novos itens no cardápio, nas escolas de Educação Infantil (parcial) e Ensino Fundamental o lanche está sendo substituído pela refeição, que é uma opção bem mais completa, padronizando e garantindo um cardápio mais saudável para todas as unidades.
“A ideia é oferecer mais itens naturais e reduzir os ultraprocessados. Na refeição vem arroz, feijão, carnes, ovos, legumes, verduras e frutas de sobremesa, um cardápio variado que alguns, às vezes, não têm em casa”, explica Felipe Sigollo, secretário de Educação.
Seguindo as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no cardápio de refeições das creches da cidade já não há nenhum item ultraprocessado nem açúcar, e as receitas são desenvolvidas pelas nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar de forma que os pratos sejam bem aceitos pelas crianças, a exemplo do pão de batata doce e do brownie de banana.
Além disso, o município trata de forma individualizada cerca de 580 alunos com restrições alimentares como diabetes, intolerância à lactose e glúten, corantes e obesidade.
Entre eles, aproximadamente 150 têm seletividade alimentar associada ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em janeiro de 2026, todos os agentes de cozinha passarão por novas formações. Esses profissionais são preparados para lidar com intolerâncias alimentares, alergias e restrições, entre outras situações.
Por isso, passam por formações semestrais e recebem orientações para incentivar o consumo de alimentos saudáveis, caprichar na apresentação dos pratos e oferecer as refeições de uma forma atraente para cada criança.
A divisão de Alimentação Escolar de Diadema fornece 55.233 refeições por dia para quase 28 mil estudantes.
Os cardápios são publicados mensalmente no Portal da Educação do município.
Confira: https://portaleducacao.diadema.sp.gov.br/cardapios-alimentacao/