Na noite da última terça (23), foi lançado na EMEB Dr. Mario Santalúcia, no Jd. Ruyce, o programa Emprega Diadema + EJA, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e a Secretaria de Educação.
O objetivo é fazer uma formação com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco em empregabilidade, como dicas para entrevistas de emprego e como construir um bom currículo. Cerca de 90 alunos compareceram.
Também será passada aos estudantes a importância do cadastro no site do Emprega Diadema, onde as empresas buscam mão de obra através da análise dos currículos lá cadastrados, alinhando a importância da escolarização para o mercado de trabalho. Assim, é esperado que esses alunos sejam multiplicadores desse processo, de forma a atingir, em seu entorno, todos aqueles que buscam por recolocação profissional.
“Muitos alunos da EJA têm dificuldades em conseguir emprego por conta de sua baixa escolaridade, então o programa vem suprir certas deficiências dessa parcela da população,” explicou o coordenador da EJA em Diadema, Prof. Absolon de Oliveira. “Às vezes é uma dificuldade em elencar as informações mais importantes para um currículo ou mesmo como se portar ou se comunicar em um processo seletivo. São dicas importantes que vão ajudá-los a atingir o tão sonhado emprego.”
O programa prevê um bate-papo com os alunos sobre o Emprega Diadema, seguido de um vídeo explicando o funcionamento da plataforma, e uma apostila a ser entregue aos estudantes, contendo informações sobre Diadema e orientações sobre como montar um currículo ideal.
Secretários
A atividade de lançamento contou com a presença do secretário Fábio Nunes, da SEDET, e Ana Lucia Sanches, Secretária de Educação.
Fábio Nunes, também conhecido como Prof. Fabião, já deu aula para mais de 50 mil alunos e estava em seu habitat ali na escola. “Se eu tivesse que nascer de novo, eu não mudaria minha missão, que é ser professor,” pontuou. “
Por isso é uma grande alegria lançar esse programa em parceria com a Educação, porque Diadema é uma cidade de gente trabalhadora, empreendedora, e pra fazer isso é preciso estar qualificado e qualificada para atender ao mercado. E é disso que trata o Emprega EJA. Uma cidade é feita a partir dos sonhos dos cidadãos, então queremos ouvir seus sonhos e dar a cada um a oportunidade de sonhar.”
A Secretária Ana Lucia, também professora, e mais ainda, professora da EJA, também estava ali com muito carinho pelo projeto. “Eu sou professora da EJA, de Geografia. Ou seja, meu coração está na EJA. E nós sabemos que muitos aqui não tiveram oportunidades, por vários motivos, mas em certo momento decidiram voltar à escola. E essa volta é um momento de cuidar da gente, como se dissesse ‘Chegou a minha vez!’ – e nada nem ninguém vai tirar de vocês o direito ao estudo e ao trabalho digno. Diadema tem vagas e muitas. Queremos que vocês nos ajudem a ocupá-las e ajudem outras pessoas que precisam dessas vagas e não sabem como acessar o Emprega Diadema ou como apresentar um currículo. Precisamos achar essas pessoas.”
O programa deve passar por todas as 15 escolas que atendem EJA em Diadema, totalizando cerca de 2 mil alunos e alunas.