A Prefeitura de Diadema lançou o programa Bolsa-Atleta. A iniciativa oferece a esportistas de diferentes idades, vinculados a equipes de alto rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer, diversas modalidades de bolsas.
Além de esportistas, o evento teve a presença do prefeito, José de Filippi Jr., da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, e do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi.
Inicialmente, foram concedidas 35 bolsas: nove para esportistas do vôlei feminino, um ao handebol feminino, quatro ao basquete masculino, três para a ginástica artística, três para o futsal feminino, três ao futsal masculino, dois para o basquete feminino e 10 ao basquete masculino. Essa é a primeira vez que uma bolsa como essa é concedida no município.
Como aponta José Luís Ferrarezi, com a medida, Diadema é, mais uma vez, vanguarda em políticas públicas inovadoras. “A cidade é um grande exemplo a ser seguido. Tem práticas esportivas para todos e todas e o Bolsa-Atleta coroa a possibilidade de quem quer avançar no sonho de ser atleta de alto rendimento”, afirmou.
Leia mais:
Educação Popular impulsiona jovens e adultos em Diadema
Central de monitoramento evita furto em escola de Diadema
Embaixador do Chile no Brasil visita área educacional e conhece projetos da rede pública de Diadema
Valor é pago por até um ano
O recurso, que será pago por até um ano (prorrogável por mais um), vai de R$ 300 a R$ 700. As bolsas começaram a ser pagas em 19/4, após processo seletivo classificatório previsto em edital público e que foi dividido em três fases.
A primeira fase, definiu os atletas aptos a receber as bolsas em cada modalidade esportiva. Além de necessariamente estar vinculado a alguma equipe de competição da Secretaria de Esporte e Lazer, o atleta pleiteante à bolsa precisa ter pelo menos 80% de frequência nos treinos. Atletas com idade inferior a 18 anos precisam estar matriculados em instituição de ensino pública ou privada.
Na segunda fase do processo seletivo, foram definidas as listas classificatórias dos atletas em cada modalidade aptos a receber os valores.
Como observa a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, presente ao evento, o critério usado para a elaboração da ordem de classificação dos esportistas é técnico. Uma Comissão Especial de Seleção, com cinco membros, é responsável pela elaboração final da lista classificatória.
Diadema quer ampliar apoio a esporte de alto rendimento
A fase três do processo é a concessão das bolsas, cuja quantidade depende dos recursos orçamentários disponíveis e do número de atletas de cada modalidade classificados.
Para Luciana, a programa de bolsas se junta a outras medidas que a cidade vem tomando para fazer de Diadema cada vez mais referência em esporte na região. “Com programas como a Escola de Esportes – que, inclusive, fornece atletas às equipes de alto rendimento – e muitas outras iniciativas, nossa cidade uma vez mais se torna modelo em políticas públicas para outros municípios. Quem se beneficia disso, claro, são os moradores de nossa cidade”, esclarece.
O prefeito José de Filippi Jr. falou sobre a importância do lançamento do programa. “Essa foi uma noite de festa para o esporte de Diadema. Consolidamos o programa Bolsa-Atleta, que é um grande apoio da nossa política pública para o esporte de alto rendimento.”