A Prefeitura de Diadema começou limpar bueiros e bocas de lobos nos bairros, para evitar alagamentos na cidade e, ao mesmo tempo, fazer a manutenção das galerias de águas pluviais.
A medida faz parte das ações do Plano de Contingência para Prevenção de Impactos da Chuva, criado recentemente pelo prefeito Taka Yamauchi, e que tem o objetivo de minimizar os impactos das águas no município, protegendo os moradores mais vulneráveis e assegurando resposta rápida e eficaz em situações de emergência.
O trabalho de limpeza está sendo executado pela Secretaria de Obras e começou pelos locais onde ocorrem mais alagamentos em Diadema.
Inicialmente, bueiros de 15 ruas foram os selecionados para receber a manutenção que começou na última semana, pela Avenida Casa Grande.
O serviço já foi realizado também na Praça de Bom Jesus de Piraporinha, nas proximidades das Avenidas Presidente Castelo Branco e Piraporinha, e nos próximos dias segue para outras regiões da cidade.
Para fazer a desobstrução dos bueiros e galerias, a Prefeitura atua com cinco equipes, compostas por seis trabalhadores cada.
A retirada de terra e sujeira dos escoadouros também conta com um caminhão hidrojato que, utilizando água em alta pressão, auxilia na remoção dos detritos que bloqueiam a passagem da água dentro das galerias.
Segundo a secretaria de Obras, nesta fase emergencial a ação Cidade Limpa vai durar 30 dias.
Depois prossegue com um trabalho periódico para deixar a manutenção das galerias em ordem e evitar o surgimento de novos pontos de alagamentos em Diadema.
Por Iara Santos Luz
Fotos André Baldini