A Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, seguindo orientação do Governo Estadual, amplia temporariamente a vacinação contra a meningite meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 15 a 19 anos. A vacinação será de forma seletiva, ou seja, apenas para jovens não vacinados anteriormente com as vacinas Meningocócica C e ACWY nas idades recomendadas. Essa ampliação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal, devendo ser finalizada no máximo até fevereiro de 2023.
“Ressaltamos que essa ampliação de público-alvo é temporária. Recebemos um lote de cerca de 6 mil doses de imunobiológicos do Grupo de Vigilância Epidemiológica para essa campanha, que terá esquema de dose única. A orientação que recebemos do Estado é que a campanha segue enquanto durar o estoque municipal, devendo ser finalizada, no máximo, até fevereiro de 2023”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
O imunobiológico faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos três e aos cinco meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. No entanto, o Ministério da Saúde ampliou o grupo, temporariamente até fevereiro de 2023, para trabalhadores da saúde. Na rede municipal, além dos profissionais de saúde, a vacina contra a meningite C é aplicada em jovens com idade entre 10 e 12 anos. A vacinação promovida pela Prefeitura, a partir de agora, representa uma nova ampliação temporária na faixa etária.
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Já os profissionais de saúde deverão apresentar ainda o documento de classe ou outra documentação que comprove o exercício da profissão com o serviço de saúde.
A vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de atendimento de cada Unidade. Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados em: https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.
Meningite
A meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). A vacinação evita a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Além da vacinação de rotina da meningocócica C para crianças, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY (conjugada), que protege contra quatro tipos de meningite, para adolescentes de 11 a 12 anos. Para essa vacina também houve ampliação temporária do público-alvo: até junho de 2023, também poderão ser vacinados os adolescentes de 13 e 14 anos.