A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), entregará à população do bairro Promissão, nesta quarta-feira (15), às 10h, um novo Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS Promissão (Rua Prudente de Morais, 306 – Promissão).
Com isso, as cerca de 15 mil famílias que hoje estão sendo atendidas apenas no CRAS Leste Naval (ou por meio da van do CRAS Móvel) serão distribuídas entre as duas unidades, que atenderão entre 7 e 8 mil famílias cada. Essa divisão dará mais agilidade aos agendamentos, atendimentos e ao programa de atenção integral às famílias.
O CRAS Leste Naval continuará funcionando normalmente na Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha. Com o novo CRAS Promissão, serão 6 os CRAS em funcionamento na cidade.
Nos CRAS, busca-se conhecer as famílias em situação mais vulnerável e entender o que leva essa família a ficar fragilizada antes que seus vínculos se rompam (diferente dos CREAS, que atuam quando já há um rompimento desses vínculos).
Os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são descentralizados, para que a Assistência Social fique mais próxima dos lugares de maior vulnerabilidade. Pessoas com dificuldade em acessar direitos básicos no dia a dia ou com vínculos familiares mais frágeis, também costumam ter vínculos mais frágeis com a cidade, com o bairro em que vivem. A Assistência Social atua como uma articuladora naquela região, para pensar em ações estratégicas que amplie o acesso das famílias aos direitos básicos.
Assim, famílias mais vulneráveis vão poder recuperar seus direitos à Assistência Social e outras que já recebem seus benefícios e vão poder renovar, aperfeiçoar e fortalecer esses direitos. O CRAS Promissão será mais um espaço de acolhimento, de mão estendida e de braços abertos para a concessão e garantia de direitos, como propõe o SUAS.
O serviço começará a atender já na própria quarta-feira.