A Prefeitura de Diadema vai estender, a partir desta segunda-feira (17), a implantação do serviço de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro e metal) a todos os bairros da cidade.
Essa iniciativa do Programa Recicla Diadema, visando melhorias na limpeza e a qualidade de vida, envolve conjuntamente as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Para isso, a Prefeitura vai fazer uma ampla campanha educativa de divulgação porta a porta, com distribuição de folheto próprio contendo o mapa das ruas, dias e horários específicos para a coleta seletiva.
“É fundamental a participação, consciência e responsabilidade socioambiental dos moradores, separando corretamente os recicláveis e colocando na calçada apenas nos dias e horários definidos pela Prefeitura”, explicou o secretário municipal Wagner Feitoza, o Vaguinho. “Lembramos que a coleta seletiva é uma ação em defesa da natureza e do nosso planeta que gera benefícios como a redução de custo e a quantidade de lixo que a Prefeitura transporta para aterros sanitários”, disse ele.
O Programa Recicla Diadema da Prefeitura é realizado em parceria com as quatro cooperativas de catadores do município: Cooperlimpa, Cooper Fênix, Coop Guerreiros do Chico Mendes e a Cooperativa Nova Conquista. Todo o material recolhido pelo caminhão da coleta seletiva é destinado para os cooperados.
“O objetivo da nossa pasta é contribuir para que o Programa Recicla Diadema possa estimular a economia local, gerando cada vez mais oportunidades de trabalho e renda para as Cooperativas de Catadores”, avaliou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira.
O Programa Recicla Diadema é mais uma ação da campanha “Jogue Limpo com Diadema” criada no início da gestão do prefeito Filippi. Antes de estender a coleta seletiva para todos os bairros, a Prefeitura realizou um projeto piloto experimental em áreas do Piraporinha e do Centro. Os dados daquele estudo inicial serviram de base para que o serviço seja ampliado.
COMO SERÁ A COLETA SELETIVA
A empresa responsável pelo serviço de Coleta Seletiva vai executar o trabalho de segunda a sábado. Nesse período, alguns bairros serão atendidos das 7h às 15h20 e outros das 15h às 23h10. O caminhão da coleta vai passar apenas uma vez por semana em cada rua. Não haverá recolhimento aos domingos.
Para implantação geral da coleta seletiva, o mapa de Diadema foi dividido em 12 regiões que serão atendidas.
CLIQUE AQUI PARA SABER COMO SERÁ A COLETA SELETIVA
O QUE DEVE SER SEPARADO
O folheto do Programa Recicla Diadema também vai estampar informações úteis como a lista de materiais recicláveis que devem ser separados. Além disso, a Prefeitura vai continuar investindo em divulgação nas redes sociais, carro de som e outros meios informativos.
– Papel: papelão, jornais, revistas, embalagem longa vida;
– Vidro: garrafas, potes, copos e jarras (mesmo quebrados);
– Plástico: embalagens plásticas, canos, potes, baldes, bacias e sacolas;
– Metal: latas, embalagem de aerossol, fios, panelas, tampas e metais ferrosos;
– Óleo de Cozinha: óleo de fritura e óleo vegetal (coloque dentro de garrafa PET);
– Eletrônicos: celular, computador, televisão e eletrodomésticos em geral;
DIADEMA SUBIU NO RANKING AMBIENTAL
Segundo o Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo, que avalia a gestão ambiental das cidades, Diadema evoluiu no ranking e ficou na 224ª colocação entre os 645 municípios paulistas, a melhor classificação de Diadema há pelo menos 10 anos.