Há um ano, o cenário de macas de pacientes nos corredores do Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Diadema (HMD) deixou de existir.
Logo no início da gestão, a Secretaria Municipal da Saúde reorganizou fluxos, reforçou equipes, atuou para dar mais agilidade e um atendimento mais humanizado aos pacientes.
O secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, lembrou o dia 2 de janeiro de 2025, quando foi realizada a primeira vistoria da gestão no hospital.
“O prefeito Taka Yamauchi determinou ações para melhorar o atendimento no hospital assim que iniciamos a gestão. Fizemos um grande esforço coletivo e, já no fim do primeiro mês, conseguimos avançar e fazer a reestruturação do complexo hospitalar, dar mais eficiência e qualidade ao serviço”, disse o secretário.
O secretário-adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, destacou o desafio de fazer a mudança de hábitos e a organização dos fluxos.
“Algo que me marcou muito foram os ganchos fixados nas paredes do corredor para espetar soro, então antes era normalizado o paciente ficar ali. Tiramos todos os ganchinhos e continuamos com as mudanças. As macas nos corredores devem ficar no passado”, afirmou.
Ações coordenadas em diferentes frentes foram fundamentais nesse novo cenário, com novas contratações, o início de atuação dos agentes de humanização e maior comunicação entre as equipes.
Mudanças no Centro de Infusão também auxiliaram na redução do tempo de internação de pacientes.
Um indicador importante alcançado é a queda da taxa de mortalidade adulto após 24h de internação, que passou de 10,3%, em 2024, para 6,8% em 2025.
Além disso, a pesquisa de satisfação dos pacientes atendidos no Pronto-Socorro mostrou índice de satisfação (ótimo/bom) de 82% em dezembro do ano passado.
O Hospital Municipal atende cerca de 500 a 600 pessoas por dia e é “porta aberta”, ou seja, atende por livre demanda 24h por dia.
Mudanças ao longo de 2025
Em abril, o HMD ganhou reforço de uma nova autoclave doada pelo Rotary Club de Diadema.
Em agosto, dentro do programa Exame Sem Demora, o município lançou os mini-labs, com laboratórios de análises clínicas nas unidades de urgência, que reduziram o tempo de espera de até 12 horas para cerca de 59 minutos nos exames básicos.
Em dezembro, o HMD foi ampliado em 320 m2 no térreo, com 23 novos leitos, retrofit dos elevadores e nova recepção. A reforma do hospital seguirá andar por andar.
Urgência e Emergência
As mudanças nos demais serviços de urgência e emergência também impactaram em melhorias do atendimento na cidade.
Em fevereiro de 2025, foram ativados 15 novos leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro.
A gestão concluiu as obras da UPA Paineiras Adulto e Infantil Ziraldo e realizou a entrega em dezembro.
O prefeito ainda anunciou as obras das UPAs Eldorado, onde é o Pronto-Atendimento, e Piraporinha, que será criada do zero.
Outra novidade foi a implantação do sistema Fast Track, que prevê atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade nos serviços de urgência e emergência.






