ara humanizar o atendimento aos pacientes e usar os benefícios do riso para a saúde, o Grupo Palhaçaria passa a fazer visitas mensais ao Hospital Municipal de Diadema, em Piraporinha.
A primeira visita contou com cinco palhaças voluntárias: dra. Lilica (Liliane Schoeder), dra. Zaza Belinha (Elza Pavam), dra. Nana Risonha (Edna Blanco), dra. Margarida Dorminhoca (Daisymar Santos) e dra. Barnabé (Maciete Gonçalves).
Elas percorreram os corredores e quartos do Hospital Municipal no dia 30 de agosto, interagindo com os pacientes e profissionais da saúde, levando alegria e conquistando sorrisos por onde passavam.
A próxima visita está programada para 27 de setembro.
O secretário-adjunto da Saúde de Diadema destacou o poder da arte para a saúde das pessoas.
“Ao promover atividades de bem-estar no momento em que as pessoas estão mais vulneráveis, esse bom humor pode auxiliar no enfrentamento da dor e de toda a situação”, afirmou.
O Grupo Palhaçaria foi criado em março deste ano pela rede NGInstitute Aliança da Paz, da Igreja Comunidade Aliança da Paz, de São Bernardo.
“Esse projeto terapêutico hospitalar é totalmente voluntário. Nossa missão é levar alegria, esperança, fé e muito amor a pacientes e trabalhadores da saúde, sejam crianças, adolescentes ou idosos”, contou a missionária e dra. Lilica, Liliane Schoeder.
Os integrantes são formados pela Escola de Palhaçaria do Amor do Ipiranga, em São Paulo, e o grupo irá aumentar, já que novos palhaços estão em formação, com certificação prevista para fevereiro de 2026.
“O curso tem ênfase em sermos curados para curar outras vidas através da alegria e do acolhimento”, explicou.







