O governador em exercício Felicio Ramuth vistoriou, nesta quarta-feira (8), o LokomatPro Sensation, novo aparelho robótico de alta tecnologia para pacientes com limitações para caminhar que já está disponível na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema.
Durante a agenda, o prefeito Taka Yamauchi formalizou o pedido de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades). O Governo de SP assumiu o compromisso de ampliar as serviço. Veja o vídeo.
Aparelho Robótico
“Atendemos aqui pelo Lucy Montoro cerca de 300 pacientes e aproximadamente metade deles tem a oportunidade de utilizar os equipamentos mais modernos do mundo. Aqui foram investidos quase R$ 4 milhões, em robótica, para que as pessoas possam voltar a ter independência para caminhar”, afirmou Felicio.
O LokomatPro Sensation é líder mundial em reabilitação de marcha e terapia intensiva assistida por robô e beneficia pacientes com limitações motoras como vítimas de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doenças neurológicas, lesões medulares, doença de Parkinson e traumatismo craniano encefálico, entre outros. O investimento da Secretaria Estadual de Saúde foi de R$ 3,8 milhões.
Neste primeiro momento, pelo menos 150, dos 338 pacientes da unidade, serão contemplados com a nova tecnologia. Desde a inauguração, 50 pessoas iniciaram o tratamento utilizando o equipamento.
Inicialmente, o Lokomat é acoplado ao paciente para fazê-lo andar sobre uma esteira rolante. Para isso, ele é “içado” por um suporte que sustenta a cintura pélvica e duas órteses para os membros inferiores, o que possibilita que o paciente use as articulações do quadril e do joelho.
Já sobre a esteira rolante, e com auxílio de um fisioterapeuta, o usuário é estimulado a se locomover em um treinamento intensivo para aumento de força dos músculos e amplitude de movimentos, inclusive com uso de gameterapia — o que desafia o paciente e traz aumento de performance.
Durante todo tratamento, o paciente é monitorado por dois computadores que mensuram a qualidade do treinamento para o fisioterapeuta. O resultado é uma marcha mais equilibrada, simétrica, refinada e conquistada mais rapidamente quando aliada à terapia convencional.
Além disso, a geração de dados e relatórios personalizados permite medir e ajustar, de forma precisa, o número de repetições de movimentos, a intensidade da carga aplicada, grau de amplitude, força isométrica e rigidez mecânica.
A expectativa é que, a cada semana, a terapia de marcha automatizada aliada à fisioterapia convencional traga inúmeros progressos à habilidade motora do paciente.
SBC – BRT
Durante a passagem pela região, Felicio também foi a São Bernardo, onde realizou visita técnica às obras do BRT-ABC, modal de transporte que vai conectar o ABC à capital e começa a operar em 2026.