A Prefeitura de Diadema ganhou, nesta terça-feira (20), o reforço da Carreta de Mamografias Gratuitas da Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos Américas Amigas – Juntas contra o Câncer de Mama para ampliar a disponibilização do exame para pacientes que aguardavam o procedimento na rede municipal.
Até sábado (24), as instalações ficarão na Praça Lauro Michels – a 400 metros do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde – e realizarão 350 mamografias.
O agendamento é feito das 8h às 15h e a paciente informada previamente sobre dia, horário e preparo. Ao chegar ao local, a mulher preenche uma ficha e realiza a mamografia. Caso haja alguma alteração, também é feito o ultrassom das mamas para complementar o exame.
Após o procedimento, a paciente aguarda a emissão do protocolo com QR para acessar o resultado do exame. No caso de câncer de mama, a mulher é acompanhada e tem todo o tratamento custeado pelo programa.
A mamografia é o exame que identifica lesões do tecido mamário em estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura de câncer de mama. A moradora do bairro Nova Conquista, Elizete da Silva Souza, aprovou a ação.
“Acho importante porque nós mulheres temos sempre que fazer a prevenção. Foi rápido e eu me senti mais tranquila depois de fazer o exame: não deu nada. É um alívio”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, ressalta que a parceria permite a realização de um número maior de exames, diminuindo o tempo de espera pela mamografia.
“Com esta ação, mais mulheres serão beneficiadas. Tanto o diagnóstico precoce como o acompanhamento serão mais rápidos, de forma humanizada e acolhedora, permitindo bom prognóstico e aumentando as chances de cura em caso de câncer de mama”.
Quarteirão equipado
Neste mês, a Prefeitura substituiu o antigo mamógrafo no Quarteirão da Saúde por um novo e digital, que possibilitou mais que dobrar a capacidade de realização de exames mensais (até 1.500 procedimentos).
Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/novo-mamografo-amplia-capacidade-de-exames-em-diadema/.
Parceria
A Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos Américas Amigas – Juntas contra o Câncer de Mama foi criada em 2009 e doa exames de detecção e diagnóstico para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.
Serviço
Carreta da Mamografia – Américas Amigas
De 20 a 24 de maio de 2025 (apenas para mulheres agendadas)
Praça Lauro Michels. Encontro das avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível com Antonio Piranga e Rua Amélia Eugênia – Centro.