A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), acaba de formar a terceira turma do curso Empretec, um programa de capacitação empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae e considerado o principal programa de fortalecimento de empreendedores no mundo.
Com investimento integral do município, a iniciativa fortalece o ecossistema local de pequenos negócios e estimula a geração de emprego e renda.
O programa tem duração de cinco dias, com atividades intensivas das 8h às 18h, combinando palestras, dinâmicas e desafios práticos que desenvolvem comportamentos-chave do empreendedor de sucesso, como planejamento, persistência, qualidade e eficiência, redes de contato, busca de oportunidades e tomada de riscos calculados.

A trancista Ana Vitória Santos Silva, 22, tem um salão de tranças e barbearia, que ela abriu sozinha.
“O que eu aprendi foi na prática, fazendo. Não tive nenhuma formação específica”, contou ela.
Participante da terceira turma, confessou que a imersão abriu expandiu seus horizontes. “Eu não tinha planejamento, metas. O curso me deu um norte.”
Como parte do processo, Ana Vitória desenvolveu um projeto de novo negócio, uma mistura de brechó e ateliê upcycling, focado em sustentabilida de.
“Ao reaproveitar roupas e impedir que sejam descartadas, eu gero renda e protejo o meio-ambiente. Cada peça vendida já representa uma ação ambiental”, completou.
Todo esse conhecimento ela pretende aplicar de volta em seu salão.

“É imensurável o que a gente aprende aqui”, afirmou Renato da Silva Antônio, 26, outro participante da última turma e que tem há 3 anos uma empresa que ajuda na abertura e licenciamento de outras empresas.
“Daqui carrego a importância de um planejamento, de estabelecer metas e revisá-las, de me antecipar aos riscos.” Na Empretec, criou o Pisou, um comércio de meias com propósito.
“Nosso objetivo é levar esperança e aquecer tanto os pés quanto os corações de quem se envolver com o nosso projeto, já que os recursos obtidos com as vendas serão parcialmente revertidos a causas sociais e ambientais.”
No total, 80 pequenos negócios foram aprimorados pelo Empretec e, juntos com os que foram criados durante o curso, fortalecerão o ecossistema de micro e pequenos negócios em Diadema, impactando positivamente emprego, renda e arrecadação local.

Para Maurício Soares, diretor de Articulação e Desenvolvimento Empresarial da Sedet, o programa foi um sucesso.
“A capacitação dos empreendedores é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Diadema e o programa Empretec tem sido um instrumento valioso para oferecer aos nossos empreendedores as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do mercado”, pontuou.
Devido à grande procura pelos cursos, a Sedet já solicitou ao Sebrae a abertura de mais 3 turmas paras o próximo ano.
“É compromisso do município apoiar o empreendedorismo local e promover a geração de emprego e renda”, afirmou o diretor.






