Com a meta de reduzir a fila de exames e consultas médicas pela metade nos 100 primeiros dias do governo, a Prefeitura de Diadema iniciou a Força-Tarefa na Saúde neste sábado (01).
Cerca de 800 agendamentos foram feitos pela Secretaria Municipal da Saúde para atendimento imediato.
Nesta primeira fase, a capacidade de realização de exames será mais que triplicada e passará de 3 mil para 10,5 mil em fevereiro.
A Força-Tarefa é uma das ações prioritárias dos 100 primeiros dias do governo.
Todos os sábados do mês, estarão abertos o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nogueira, ABC, Paulina e Parque Real.
Além disso, durante a semana, a capacidade de atendimento será dobrada no Quarteirão e triplicada nas quatro UBSs.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhou o início da Força-Tarefa.
“É uma grande ação para atender a uma demanda muito séria da população. Nosso objetivo inicial nos 100 primeiros dias de governo é poder já cortar a fila de 120 mil exames e consultas pela metade. O objetivo final é zerar a fila, ofertando melhorias que a população merece”, afirmou.
O secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, destacou os esforços para reduzir a fila.
“Iniciamos hoje uma grande batalha, que vai se estender pelo tempo que for necessário para entregarmos uma saúde digna à população de Diadema”, disse.
O secretário-adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, reforçou que a Força-Tarefa é uma ação prioritária da pasta.
“Uma ação deste tamanho só é possível com o comprometimento de todos. Agradecemos a participação dos profissionais da saúde nesse grande mutirão. E é importante que os moradores fiquem atentos ao telefone, já que as unidades estão entrando em contato com os pacientes para agendamento”.
Saúde da mulher
O primeiro dia da Força-Tarefa teve foco na saúde da mulher.
As pacientes fizeram exames de ultrassom e, com o laudo em mãos, já passaram em consulta com médico ginecologista.
Etapas
Nesta primeira etapa de fevereiro, serão realizados exames de raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodopplercardiograma e mamografia.
Já as consultas com as especialidades no mutirão serão de ginecologia, ortopedia (adulto e pediátrica), cardiologia (adulto e pediátrica) e oftalmologia geral.
Para as próximas fases, serão incluídos tomografia, endoscopia, colonoscopia, consultas de dermatologia, endocrinologia, neurologia (adulto e infantil), proctologia, reumatologia, otorrinolaringologia e urologia.
Os pacientes estão sendo contatados pelas equipes de saúde para agendamento dos exames e consultas.