Pré-candidato à reeleição, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, deu início, na noite desta sexta-feira (10), à construção do PGP, o Programa de Governo Participativo, plataforma que vai coletar sugestões da população na montagem do conjunto de melhorias para os próximos quatro anos na cidade. O evento contou com a participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e reuniu 4.000 pessoas no Clube Okinawa do Brasil, no Centro.
O PGP, Programa de Governo Participativo, funcionará em três eixos e cada cidadão poderá registrar uma contribuição em cada um dos setores. A consulta pública foi aberta nesta sexta-feira e ficará à disposição da população até o dia 15 de junho pelo site tmjdiadema.com.br.
“Esta reunião é um esquenta para a gente falar cada vez mais com nosso povo, com a nossa população de Diadema. Política tem que representar a mudança na vida das pessoas para melhor. Por isso tem que ter seriedade, programa e plano de ação. Vamos fazer isso com a ajuda de toda a cidade”, disse o prefeito Filippi.
O ministro Marinho elogiou a plataforma, lembrou que durante seu mandato de prefeito de São Bernardo fez questão de governar ouvindo a população e lembrou do histórico de Diadema de administrações populares. “Diadema que nos deu o exemplo de como governar escutando o povo. Aqui demos início a um processo que chegou à Presidência da República, com o presidente Lula, abrindo o diálogo com a população para os avanços do Brasil”, citou.
O evento contou com a participação de pré-candidatos da chapa que defende a pré-candidatura à reeleição do prefeito Filippi e dos presidentes do PT, PV, PCdoB, PSD, PSB, PDT, Psol, Rede e União Brasil. Todo salão do Okinawa ficou lotado e milhares de pessoas acompanharam a atividade do lado de fora.
Veja o vídeo.
O Programa de Governo
Os eixos do PGP são: Diadema Segura com Desenvolvimento Social e Garantia de Direitos (envolvendo Segurança, Saúde, Cultura, Segurança Alimentar, Esporte e Lazer, Educação, Promoção de Direitos e Assistência Social); Diadema com Desenvolvimento Econômico Sustentável, Infraestrutura Urbana e Mobilidade (Desenvolvimento Econômico Local e Regional, Mobilidade Urbana e Regional, Moradia e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura Urbana, Qualidade Ambiental e Enfrentamento às Mudanças Climáticas) e Diadema Democrática, Transparente, Eficiente, com Articulação Regional (Participação Cidadã, Transparência e Integridade, Inovação Administrativa e Articulação Regional).
A construção coletiva de plano de governo é uma tradição dos governos do Partido dos Trabalhadores em Diadema. Desde o primeiro mandato do partido na cidade, em 1982, a população é convidada a contribuir com sugestões, melhorias e até indicação de grandes obras para o município.
Foi por meio dessa escuta popular que Diadema tem 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), dez centros culturais descentralizados, 60 escolas municipais (incluindo creche), o Clube Mané Garrincha, no Piraporinha, e dezenas de outros equipamentos de cultura, esporte, lazer, educação e saúde.