Com o objetivo de aprimorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança no trânsito e as condições sanitárias do município, a Prefeitura de Diadema está intensificando as rondas para identificar veículos abandonados nas vias da cidade.
Além disso, está agilizando o processo de notificação dos proprietários e remoção desses automóveis.
A ação é parte do pacote de melhorias, programas e projetos que estão sendo executados nos primeiros 100 dias da nova gestão municipal.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, foram notificados 454 proprietários de veículos em estado de abandono e 276 já foram removidos. Os 178 veículos restantes deverão ser removidos após o prazo de notificação.
Como explica o secretário de Mobilidade e Transportes, José Carlos Gonçalves, isso acarreta uma série de problemas.
“Esses veículos, além de ocuparem uma vaga de estacionamento, podem estar em locais proibidos, dificultando o tráfego dos demais veículos ou mesmo criando situações de perigo, como colisões. Eles dificultam a visualização da sinalização de trânsito, da via e de outros veículos, além de impedirem a limpeza, a implantação e revitalização da sinalização e o recapeamento do local.”
De acordo com ele, veículos em situação de abandono por períodos mais longos podem atrair roedores e animais peçonhentos e, caso tenham partes enferrujadas e quebradas, machucar pedestres, principalmente crianças.
Por fim, acumulam água, se tornando focos de Dengue, Chikungunya e Zika, e acabam sendo um incentivo para o depósito de lixo e entulho em locais inadequados.
Além dos agentes fiscais de trânsito da Prefeitura, 16 pessoas, participam desse esforço para retirar esses veículos das vias da cidade os Guardas Civis Municipais (GCMs), presentes em todo o município, e os próprios moradores, que podem e devem notificar o poder público municipal caso encontrem veículos abandonados.
Essa notificação pode ser feita de várias maneiras. Pelo aplicativo Colab, disponível no Google Play ou Apple Store; ou ligando nos telefones 156 ou 0800 77 04 348 (Central de Atendimento) ou 118 (Secretaria de Mobilidades e Transporte).
Quando os agentes fiscais se deparam com um veículo em estado de abandono, emitem a notificação, que avisa o responsável do abandono e que o automóvel será recolhido ao pátio municipal caso não seja removido da via pública em até 15 dias da data da notificação.
Quando o responsável é localizado pelos agentes, além da notificação, ele é orientado sobre a situação do veículo e de que deve removê-lo da via pública.
Após o prazo de 15 dias, se o veículo permanece no local, é recolhido pela Prefeitura ao Pátio Municipal. Se, depois de notificado, o proprietário não realizar a retirada do veículo, é aplicada uma multa de 500 Unidades Fiscais de Diadema (UFD’s), o que, em 2025, equivale a R$ 2.680.
Por: Alexandre Postigo
Fotos: Divulgação