A instalação da nova identidade visual do Pronto Atendimento Eldorado começou nesta semana e, com isso, o serviço ganha os últimos detalhes antes da entrega para a população, prevista para esta quarta-feira (29).
Entre as mudanças realizadas durante a reforma estão a ampliação do número de consultórios, que passam a ser cinco, sendo dois para pediatria e três para clínica médica, e da quantidade de leitos de cinco para nove; das salas de triagem e classificação de risco separadas para o público adulto e infantil; e construção de novos banheiros.
Toda a identidade visual foi reformulada, com nova entrada e cobertura da área externa, bancos para espera, instalação de totem para emissão de senhas e quatro chamadores, sendo uma na recepção (para triagem) e os demais nos corredores de consultórios e salas de medicação/curativo. O serviço ainda recebeu móveis novos para ambiência dos pacientes, como bebedouros, cadeiras para espera e poltronas para salas de medicação.
Para a gerente do PA, Lilian Versuri, o destaque da reforma foi a mudança na infraestrutura do serviço. “É um pronto atendimento, mas tem áreas de acolhida separadas e isso traz tranquilidade para uma assistência mais qualificada”, garante. Outra melhoria foi no setor de observação da pediatria. “Antes, a observação era muito aberta. Para as mães faz muita diferença ver o filho acolhido num berço, com identificação do paciente seguro, em um espaço humanizado, com um profissional que está lá com ele o tempo todo. É mais tranquilo e acolhedor”, explica a gerente.
O Pronto Atendimento mantém a realização de exames como raio x e tele ECG, além dos protocolos de urgência e emergência como ventilação mecânica, bomba de infusão, sepse e uso de trombolítico (para infartados). Assim, mesmo que a pessoa necessite de transferência, a medicação inicial é feita no PA, o que aumenta as chances de cura e prognóstico do paciente.
Outro ponto importante da reforma é a criação do morgue, para onde são enviados e preparados os corpos para identificação dos familiares.
SAMU
O local vai ganhar uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e abrigará veículo de socorro e resgate para auxiliar no atendimento da região, que é a segunda com mais chamados na cidade. Com essa mudança, será possível otimizar o atendimento e realizar transferência para o Hospital Municipal ou outro serviço, de acordo com a necessidade de cada caso.
UBS
Embora funcione no mesmo terreno, a Unidade Básica de Saúde (UBS) possui entrada e estrutura física independentes. As melhorias da Unidade, por meio do Programa UBS Nota 10 foram entregues em 20 de dezembro do ano passado. Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-entrega-20a-unidade-revitalizada-pelo-programa-ubs-nota-10/.
As farmácias foram individualizadas e, com essa mudança, a população passa a contar com dispensação de medicação de segunda a segunda, das 7h às 19h. De segunda a sexta, os munícipes podem retirar os itens na farmácia da UBS. Já nos sábados, domingos e feriados, a dispensação passa a ser na farmácia do PA.
Apoio da GCM
Assim como em todos os serviços de urgência e emergência da rede municipal, o PA Eldorado com a presença da Guarda Civil Municipal 24 horas. A representante do Conselho Gestor do PA Eldorado, Sandra Carolina Moura, aprovou. “A melhoria foi maravilhosa e, com a GCM, funcionários e população se sentem mais seguros”, afirmou.
Para o também representante do conselho, José Geraldo Nunes, a principal mudança ocorreu no espaço físico. “Antes (a estrutura do PA) era junto com a UBS. Agora ficou nota 10 e o atendimento também melhorou. Esse serviço é referência para toda a região sul”, relata.