Estudantes com problemas de visão podem ter seu desempenho em sala de aula comprometido. Para evitar que isso ocorra, a Prefeitura de Diadema criou o Lentes do Saber, programa que avalia a saúde ocular de crianças e adultos nas salas de aula, encaminha para oftalmologistas quando há a necessidade e entrega óculos gratuitamente para quem precisa.
É isso que vai acontecer nesta terça e quarta-feira (5 e 6), às 19h, na Secretaria de Educação, no Centro, quando mais 259 estudantes da rede pública municipal vão receber óculos novos.
Os óculos serão destinados a estudantes do terceiro, quarto e quinto anos da rede pública municipal, mas o programa beneficia discentes de todas as idades, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Desde que foi criado, em outubro de 2022, o Lentes do Saber já realizou a triagem de mais de 16 mil estudantes e, com essa nova entrega, beneficiou com novos óculos 723 pessoas.
Para a coordenadora de Educação Inclusiva do município, Ana Claudia Martins, o objetivo principal do programa é garantir equidade e igualdade de direitos entre os estudantes da rede pública municipal.
“É também função do poder público atuar para que todos tenham condições de aproveitar o melhor possível a escola. E, em Diadema, ofertar óculos a quem precisa é parte desse esforço”, afirma.
O Lentes do Saber é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde.