A Prefeitura de Diadema, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde entregou, esta semana mais 161 óculos, a maior parte deles para estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental.
As crianças, e também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passaram pelo mutirão no dia 22 de junho, quando foram triados 1.922 estudantes e 449 deles foram convocados para exames mais detalhados no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.
Durante esse mutirão, aqueles que apresentaram outros problemas oftalmológicos foram encaminhados para subespecialidades, como tratamento de retina, estrabismo, glaucoma ou catarata, entre outros. Foram atendidas ainda 50 pessoas com deficiência (PCD), que receberam procedimentos mais específicos.
Todos os estudantes matriculados na EJA e no Ensino Fundamental já foram avaliados, restando apenas os remanescentes. O programa faz a diferença na vida dos estudantes nos primeiros anos na escola, quando eles têm contato com o mundo da leitura, e compreender o que está escrito na lousa ou no livro é mais desafiador para quem tem algum problema de visão.
A Prefeitura entregou mais de 1.300 óculos gratuitamente para estudantes do Ensino Fundamental e da EJA. Lançado em 2022, o programa já realizou avaliações oftalmológicas em cerca de 15 mil estudantes, dos quais aproximadamente 3 mil apresentaram necessidade de um exame mais detalhado.