As Secretarias de Educação e de Saúde de Diadema entregaram na tarde desta sexta-feira (16), para estudantes do 1° ano do ensino fundamental, 60 óculos de grau. As crianças passaram por avaliação de acuidade visual nas escolas e por mutirão de consultas e exames oftalmológicos, dentro do programa Lentes do Saber, uma parceria entre as duas pastas e uma das iniciativas do programa Prefeito Amigo da Criança.
Os óculos entregues nesta sexta-feira são dos estudantes que participaram do primeiro mutirão, realizado em novembro. Ao todo, 122 óculos serão entregues, gratuitamente, para as crianças que apresentaram necessidade. Também foram feitos encaminhamentos para subespecialidades da oftalmologia para os casos detectados de estrabismo, doenças das córnea e da pupila.
O prefeito José de Filippi Júnior destacou que a Administração municipal tem aplicado com responsabilidade os recursos da cidade. Na educação, em dois anos, foram entregues três novas creches, abertas mais de 700 novas vagas, criado programas para a recomposição da aprendizagem dos estudantes, prejudicados pela pandemia, e adquirido um prédio privado que também foi inaugurado nesta sexta-feira e vai abrigar a Secretaria de Educação, um centro de formação de professores, uma biblioteca e uma escola municipal.
“O que a gente quer para as nossas crianças? O que um pai e uma mãe querem para o seu filho? O melhor. Que elas possam ter uma trajetória, possam se formar, cursar o ensino superior e para isso precisam começar cedo, colocar cedo na escola para elas aprenderem a gostar de estudar. A saúde ocular das crianças é fundamental para que eles possam aprender”, declarou.
A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, destacou que a entrega dos óculos era um momento de grande alegria. “Materializa a política educacional e de saúde que nós queremos para a cidade”, afirmou. A diretora geral do Quarteirão da Saúde, Maria Cláudia Vilela, que representou a secretária de Saúde, Dra. Rejane Calixto, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Foi um projeto que toda a equipe do Quarteirão se sentiu tocada e esperamos realizar outros mutirões e entregar outros óculos”, afirmou.
Os pequenos não esconderam a alegria ao receberem os novos acessórios. “Agora eu consigo enxergar de longe sem estar embaçado”, afirmou o estudante Christofer Henrique Vidal, 7 anos. A mãe, Regina Santos Silva, já sabia que ele não conseguia enxergar a lousa se sentasse no fundo da sala e também que vinha se queixando de dores de cabeça. “Achei uma iniciativa ótima e com certeza o desempenho escolar dele vai melhorar”, afirmou. Quem também vinha reclamando de dores de cabeça constantes era a estudante Kemily Vitória Cardoso Dinizi, 7 anos. O pai, Adriano Diniz, afirmou que agora isso será resolvido. “Poder receber os óculos ajuda bastante a gente financeiramente”, declarou o morador.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins, destacou que todo o processo para o programa Lentes do Saber foi intenso e trabalhoso. “O ponto alto, com certeza, é ver a carinha de alegria das crianças recebendo os óculos que eles mesmo escolheram, a gratidão dos pais, das famílias, é isso que faz tudo valer a pena”, concluiu. As famílias que ainda não retiraram os óculos podem procurar a Secretaria de Educação, na Rua Canadá, 26, das 9h às 16 horas, de segunda à sexta-feira.