Para atender melhor os 30 mil habitantes da região sul, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, entregou nesta quarta-feira (20), a obra de revitalização Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado. Essa foi a 20ª e última Unidade que passou pelo “Programa UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”. O evento encerrou as comemorações do 64º aniversário da cidade.
Durante a solenidade, o prefeito Filippi agradeceu a todos os trabalhadores que atuaram nas obras, aos profissionais de saúde e conselheiros populares de saúde também. “Ninguém faz nada sozinho. Nós estamos como numa corrida de bastão e revezamento. O pessoal de obras passa hoje o bastão para a equipe de saúde, que vai precisar continuar correndo ainda mais e melhor”, comparou o prefeito.
O mês de dezembro tem capítulos importantes na trajetória da saúde em Eldorado e no município. “Em 1991, eu ainda era secretário de Obras quando a Prefeitura inaugurou esta UBS Eldorado. O convidado especial da inauguração foi o Lula que tinha sido candidato a presidente da República. Alguns dias depois, também em dezembro, inauguramos os cinco primeiros andares do Hospital Municipal de Piraporinha”, relembrou Filippi.
Depois de destacar esses e outros fatos importantes do passado, o prefeito falou de sua esperança para o futuro. “O ano de 2024 será de grande colheita na área da Saúde. Daqui oito meses já vamos inaugurar nossa primeira UPA no Jardim Paineiras. E já estamos nos acertos finais com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal para iniciar a obra do novo Hospital Municipal de Diadema”, afirmou Filippi.
O secretário municipal de Saúde, Zé Antônio elogiou os 3.800 integrantes da pasta, agradeceu também o apoio dos vereadores por meio de emendas parlamentares e disse que a Prefeitura está concluindo a revitalização da Atenção Básica, mas sem esquecer das demais áreas que também são importantes.
Mudanças
A mudança começou pela entrada da UBS, que mudou de lado e agora fica de frente para o Parque Ecológico. Com isso, ficam totalmente independentes os atendimentos da Unidade e do Pronto Atendimento, que funciona no mesmo local, mas será acessado pela antiga entrada.
Também mudou o local da recepção. A mesma foi ampliada e houve readequação em consultórios e salas de vacina, procedimentos/medicação e curativo. Nesta nova configuração, são sete consultórios médicos, três de enfermagem e três salas multiprofissionais.
Já a farmácia passa a ter dispensação na área externa da Unidade, melhorando o fluxo de quem vai ao serviço para retirar medicação e outros insumos.
Agora, a UBS passa a contar com totem para chamada de senhas de atendimento – antes estava disponível apenas o recurso de avaliação de atendimento e pesquisa –, facilitando o fluxo de atendimento e espera no serviço. Também foram criadas duas vagas de estacionamento rápido com fácil acesso a nova entrada da unidade.