O Programa Casa Paulista, do governo estadual, liberou para Diadema mais 282 unidades habitacionais para moradores de baixa renda.
A notícia foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas, no início da semana, em evento no Palácio dos Bandeirantes onde anunciou a construção de mais moradias para outras cidades do ABC e no interior do estado.
Para fazer os apartamentos em Diadema serão investidos R$ 50 milhões.
A licitação ficará por conta da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e o financiamento será de acordo com os critérios da CDHU e das diretrizes da Política Habitacional do Estado.
Destinados a famílias com ganhos de até 3 salários mínimos, as unidades habitacionais do Casa Paulista são construídas com até 48,40 m².
Os contratos de financiamentos não preveem juros e o comprometimento da renda é de 20%.
Os contemplados com as moradias têm 30 anos para pagar a dívida e durante a obra elas ficam isentas de encargos.
O pagamento da primeira prestação só ocorre 30 dias após a entrega das chaves do imóvel.
Para o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, a vinda das 282 unidades para o município é importante, porque ajuda a combater o déficit habitacional de pessoas com menor poder aquisitivo.
“As famílias terão a oportunidade de morar em locais dignos e isso, além de um direito cidadão, representa qualidade de vida”, disse o prefeito.
Entregas recentes
No início deste ano, em fevereiro último, outros 252 moradores de Diadema, cadastrados na Associação Pró-Moradia e Liberdade receberam apartamentos do Casa Paulista.
As unidades, com áreas privativas entre 42m² e 45m², fazem parte do Condomínio Residencial Parque Real, localizado na Rua Almirante Cockrane, bairro Conceição.
Cada apartamento é constituído de sala, cozinha, dois quartos, banheiro e lavanderia e todos eles contam com interfones.
O condomínio dispõe, ainda, de portaria, área de lazer no térreo, espaço infantil, churrasqueira e quadra para prática de esportes.
O empreendimento também oferece bicicletário e vagas de garagem para quase todos os moradores.
No mesmo Residencial Parque Real, ainda este ano, serão entregues outras 200 unidades do Casa Paulista.