O anúncio dos vencedores do concurso ‘Minha Arte na Capa: Meu Olhar, Minha Arte’, promovido pela Secretaria de Educação de Diadema, aconteceu na noite de nesta quinta (6), no auditório da Fundação Florestan Fernandes, no Centro.
Foram eleitos em primeiro lugar, por votação popular, os desenhos de Marcelo Monteiro Gomes, entre as obras enviadas pelos alunos do Ensino Fundamental, de João Guilherme Gomes de Oliveira, da Educação Infantil, e uma foto de Maria José da Silva, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os materiais selecionados, e outros que ficaram em segundo e terceiro lugares, vão estampar mochilas e cadernos, parte do material escolar de 2026.
O concurso foi um grande sucesso já que contou com cerca de 220 fotos e desenhos enviados por estudantes da rede e uma expressiva votação nos finalistas, mais de 400 mil votos.
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) concorreram por meio de fotos tiradas de pontos importantes da cidade.
Os alunos do Ensino Fundamental produziram desenhos com o tema ‘Meu Super Poder’ e as crianças da Educação Infantil se inspiraram na Capidema, uma capivara que é a mascote do município, para criar suas obras.
Uma comissão, composta por autoridades municipais e representantes mirins dos estudantes, escolheram as obras finalistas, que então passaram por votação popular on-line.
Marcelo Monteiro Gomes, 9 anos, da Emeb Dr. Mário Santalúcia, vencedor entre as obras do Ensino Fundamental, representou com seu desenho um super herói que salva a natureza com boas ações.
“Eu estava bastante confiante, queria muito ganhar, era um sonho na minha vida. Isso pode até me ajudar a construir uma carreira desenhando. Quando o caderno tiver o meu desenho eu vou direito falar com minha mãe, agradecer ao meu professor de arte, a diretora da escola, a vice-diretora, e a coordenadora. Esse concurso foi muuuuito legal!”
Em segundo lugar, no mesmo segmento, ficou Ana Luiza Ribeiro dos Santos, da Emeb Dr. José Martins da Silva e, em terceiro, Maria Clara Alves Santana, da Emeb Inspetor Reinaldo José Santana – Piró.
Da Educação Infantil, os vencedores foram, além do João Guilherme Gomes, da Emeb Profª Creusa Aparecida Pinho, Lais Marroquim Xavier, da Emeb Joaquim José da Silva Xavier, em segundo lugar.
Por fim, entre os estudantes da EJA, os eleitos foram Maria José de Santana, da Emeb Cora Coralina, Elenice do Carmo Silva Benfica, da Emeb Carlos Drummond de Andrade, e Maria José da Silva, da Emeb Santo Dias da Silva.
Felipe Sigollo, secretário de Educação, listou alguns dos avanços pelos quais a Educação de Diadema vem passando.
“A gente tem muitas ações em andamento: entregamos o pedido de uniforme escolar, são mais de R$ 11 milhões investidos nisso, o kit escolar, que já estamos providenciando, e um grande foco na alfabetização, na fluência leitora, na aprendizagem, a reforma e revitalização de diversas unidades escolares, e o prefeito ainda liberou mais de R$ 10 milhões de recursos diretos para as escolas. A gente começa 2026 em outro patamar e esse concurso coroa todo esse esforço”, afirma.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, explicou como surgiu a ideia de realizar o concurso.
“Visitando as escolas de nossa rede, a gente reparou que as mochilas e cadernos não eram tão legais como aqueles comprados, muito mais divertidos e coloridos. Foi justamente para reparar essa situação e oferecer algo significativo para os alunos é que pensamos nessa ação. Fazer com que os desenhos deles sejam valorizados e estampem as mochilas e cadernos é fazer o nosso melhor por eles. E eles, em troca, tenho certeza que vão dar o melhor deles também”, finaliza o chefe do Executivo.
Todos os finalistas do concurso receberam certificados e, os vencedores, prêmios durante a cerimônia.
Também participaram do anúncio a prefeita-mirim e parte de seu gabinete, professores, gestores escolares e outras autoridades da cidade.







