O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, e o secretário municipal da Saúde, Zé Antônio, participaram de reunião com a ministra da Saúde, Nisia Trindade, para discutir avanços na política de reconstrução da Saúde nacional.
Filippi lembrou dos retrocessos da saúde pública nacional nos últimos oito anos, por causa da PEC que limitou a correção da tabela dos investimentos federais e o distanciamento do Governo Federal em vários aspectos, entre eles o SUS (Sistema Único de Saúde).
“Pude apresentar os trabalhos que estamos realizando na saúde de Diadema e discutimos os desafios que as prefeituras enfrentam com o corte de verba nos últimos anos. Muito importante o Governo Federal voltar a ouvir e apoiar os municípios”, comentou o prefeito.
Leia mais:
– Creches em Diadema não fecham nas férias de julho
– Depois do Parque Reid, parceria com a Transpetro beneficiará outras hortas comunitárias de Diadema
– Diadema convoca mais 470 alunos para avaliação oftalmológica
Revisão da tabela do SUS é uma das principais reivindicações
Entre os assuntos do encontro estão a recomposição dos valores da tabela SUS, o retorno de programas estruturantes como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, bem como a distribuição igualitária de recursos aos municípios.
“Tem sido essencial essa postura do Governo Federal em ouvir os municípios novamente, porque as cidades sofreram demais nos últimos anos com a falta de diálogo. A prova da mudança de postura tem sido o volume de adesões das prefeituras aos programas federais, como os Mais Médicos. A ministra Nisia foi muito atenciosa e deixou as portas abertas para Diadema”, analisou Zé Antônio.
Zé Antônio disse que solicitou à ministra Nisia a revisão da tabela SUS. “É preciso olhar para essa questão porque hoje a tabela está desatualizada. Isso significa mais investimentos para custeio e melhoria do serviço”, completou.