Com o intuito de intensificar as ações de apoio ao aleitamento materno, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – com apoio da Fábrica de Cultura de Diadema-, promove até o dia 7 de agosto, a Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) 2023, como parte das celebrações pelo 9º Agosto Dourado.
Neste ano, a SMAM 2023 terá como foco a amamentação e o emprego/trabalho, em consonância com a campanha nacional de incentivo à amamentação, cujo tema é ‘Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’.
A proposta é divulgar a importância da legislação para a mulher trabalhadora que amamenta; informar as pessoas sobre as perspectivas das mães que trabalham sobre amamentação e parentalidade; conquistar licença remunerada ideal e apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação; engajar as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio à amamentação são alguns dos objetivos centrais da campanha.
“Tais estratégias possibilitam que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até os dois anos seja colocada em prática”, explica Claudia dos Reis Lisboa Novaes, responsável pela organização da programação em Diadema.
Segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de 6 milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Já o Ministério da Saúde estima que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.
Leia mais:
– Vacinação nas empresas é nova estratégia de Diadema para aumentar cobertura vacinal
– Diadema promete remover veículos abandonados nas ruas
– Ações integradas entre PM e GCM reduzem em 90% os pancadões em Diadema
Programação
De 1º a 31 de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover diversas ações em comemoração ao 9º Agosto Dourado de Diadema.
A UBS Vila São José, por exemplo, abre a programação das unidades no dia 1º de agosto com a exposição de fotos “O empoderamento materno”. A programação da UBS vai ter ainda outras atividades, como chá de bebê com roda de conversa para as gestantes e ação na sala de amamentação da empresa Schuller.
No dia 4, às 9h, a UBS Nova Conquista realiza um encontro para gestantes para orientações sobre o tema. Na UBS Vila Paulina, acontece no dia 9 de agosto, às 9h, um grupo de gestante que vai abordar o tema amamentação. Também na zona sul, a UBS Eldorado realiza um Grupo de Gestantes no Parque Ecológico do Eldorado.
A UBS Casa Grande promove uma atividade em celebração ao Agosto Dourado, no dia 31 de agosto, às 10h, encerrando a programação.
Para conhecer a programação de cada UBS completa, basta procurar as equipes de Estratégia Saúde da Família das Unidades.
O Hospital Municipal de Diadema (HMD) não ficou de fora. No dia 16 de agosto, no período da tarde, acontecerá a celebração do Agosto Dourado no hall do 5º andar onde está a maternidade do HMD. A atividade vai contar com palestra, roda de conversa com troca de experiências e participação especial dos palhaços da A Esperada Companhia.
Semana Mundial de Amamentação
A Semana Mundial da Amamentação é organizada e coordenada globalmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for BreastfeedingAction- WABA). Desde 2016, a WABA alinha a SMAM aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A sigla ODS faz parte da chamada “Agenda 2030”, que é composta por 17 objetivos cujo foco é superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, a fim de promover o crescimento sustentável global até 2030.
No Brasil, por meio do Ministério da Saúde, foi publicada a Portaria nº 2.394, de 7 de outubro de 2009, instituindo as comemorações da Semana Mundial da Amamentação no Brasil, de acordo com o calendário internacional, e em 2017 o Brasil publicou a Lei Federal nº 13.435, 12/04/2017 ampliando as comemorações para todo o mês de agosto, em âmbito nacional.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da amamentação e seu papel na proteção dessa prática, considerando o impacto do aleitamento na saúde da criança, da mulher, da sociedade e do planeta.
Já o Agosto Dourado foi instituído no país pela Lei nº 13.435/2017. O mês da amamentação engloba a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), momento em que foi construído o documento conhecido como “Declaração de Innocent”.
Em Diadema, o Agosto Dourado foi instituído no âmbito do município, pela Lei nº 4.2909/2022 e prevê campanhas de conscientização sobre o aleitamento materno, com foco nas gestantes a fim de enfatizar os benefícios que a amamentação, nos primeiros meses de vida, traz à saúde do bebê.