A Prefeitura de Diadema criou Comitê Intersecretarial de Monitoramento de Ações Preventivas, que vai funcionar durante o período de chuvas de verão. O grupo terá a missão de adotar medidas preventivas e ações para eventuais intercorrências por causa das chuvas.
O bloco, instituído pelo decreto Nº 8.258, terá nove integrantes de várias secretarias da administração. Reuniões periódicas serão realizadas para avaliação dos trabalhos executados pelo comitê.
Diadema foi atingida por fortes chuvas nas últimas semanas, que provocaram alagamentos, pontos de deslizamentos de terra e queda de árvores. Felizmente não houve vítimas.
O morador tem à disposição dois telefones para casos de emergência ou socorro: 199 e 4072-9239
Conforme o decreto assinado pela prefeita em exercício, Patty Ferreira, ficará sob responsabilidade do Comitê Intersecretarial de Monitoramento de Ações Preventivas:
- Adotar as medidas necessárias ao bom andamento dos trabalhos preventivos e de socorro realizados pela Coordenadoria Municipal e Proteção e Defesa Civil e demais órgãos públicos;
- Definir a estratégia de Comunicação Social para difusão de informações à população sobre alertas de riscos e medidas preventivas;
- Estabelecer o fluxo de informações entre os diversos órgãos públicos empenhados nas ações de Proteção e Defesa Civil;
- Elaborar escalas de plantões das equipes de atendimento emergencial;
- Promover a atualização dos termos e regulamentações da legislação municipal relativa ao Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, bem como do Plano Municipal de Contingência e seus correlatos; e
- Deliberar sobre quaisquer temas relacionados às ações preventivas e de socorro a serem adotadas no município de Diadema durante o período das chuvas de verão, observadas as competências, orientações e diretrizes das Coordenadorias Municipal, Estadual e Nacional de Proteção e Defesa Civil, nos termos da Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.