Neste sábado (17), das 8h às 17h, a Prefeitura de Diadema, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, promove o segundo mutirão de 2023 do Programa Lentes do Saber.
Para esta ação, a Secretaria da Educação realizou o teste de Snellen, que testou a acuidade visual, em 2.486 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.
Destes, 470 alunos convocados e vão passar por avaliação oftalmológica com os residentes e especialistas do Centro de Oftalmologia do Quarteirão da Saúde.
“Toda a equipe da Saúde, em especial da Atenção Especializada, está totalmente engajada nesse projeto, desde o ano passado, em parceria com a Educação pela importância que ele tem para garantir a saúde ocular infantil, podendo ainda fazer o diagnóstico precoce de doenças, aumentando a efetividade do tratamento, quando necessário”, afirma o secretário da saúde, José Antônio da Silva.
Leia mais:
– Prefeito de Diadema debate investimentos federais com presidente Lula
– Diadema busca R$ 200 milhões em investimentos do BNDES
– Filippi se reúne com Kassab para ampliar parcerias e investimentos estaduais em Diadema
Cronograma prevê mais dois mutirões este ano
A coordenadora de Educação Inclusiva de Diadema, Ana Claudia Martins, destacou a importância da continuidade desse trabalho, que começou em 2022.
“Iniciamos o ano priorizando as turmas de primeiro ano para que a gente consiga fazer intervenção da forma mais precoce possível”, afirmou.
O programa vai promover mais dois mutirões este ano, para atender todos os estudantes.
A Secretaria da Educação alerta que o comparecimento é fundamental para garantir a prioridade no atendimento, já que a Prefeitura não reagenda as avaliações e, para estimular a participação dos alunos e diminuir o número de faltas, vai disponibilizar transporte das escolas envolvidas para ir ao Quarteirão da Saúde.
Mutirão terá triagem e consultas oftalmológicas
Neste sábado (17), quem comparece ao mutirão passa por triagem e por consultas oftalmológicas e já podem sair com a receita para receber gratuitamente os óculos de grau, que pode ser escolhido pelo próprio aluno conforme sua preferência pessoal e dentro das opções existentes.
Além disto, se for constatada alguma doença ocular como retina, estrabismo, glaucoma, catarata e outros, o aluno já será encaminhado para avaliação ou acompanhamento nas subespecialidades da oftalmologia na rede municipal.
Os alunos que não comparecerem ao mutirão deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para reiniciar o processo de acompanhamento pela Saúde.
O Lentes do Saber faz parte das ações do Projeto Prefeito Amigo da Criança e tem como meta examinar 12 mil estudantes do Ensino Fundamental. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-inicia-diagnostico-oftalmologico-de-estudantes/.