Diadema completou o 11º mês consecutivo de saldo positivo na geração de emprego com carteira assinada, de acordo com dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mantido pelo Ministério da Economia. Com as informações de novembro, que apontaram saldo de 153 postos formais de trabalho gerados, a cidade computa 3.449 empregos criados em 2022.
No mês de novembro, o desempenho positivo foi puxado pelas vagas abertas no setor de serviços (181). A construção civil também gerou oportunidades, com 27 vagas. Indústria e serviços encerraram o mês com mais desligamentos.
No acumulado de 2022 (ainda faltam os dados de dezembro, que serão disponibilizados somente em janeiro), o setor de serviços foi o carro-chefe de novas vagas de emprego em Diadema, com 1.873 novos registros. A indústria vem na sequência, com 782 empregos. Comércio (596) e construção (198) também computaram saldo positivo.
Os números mostram que Diadema não só se recuperou do impacto da pandemia como já tem expandido sua força econômica, e essa visão pode ser explicada em série de ações que a Administração de José de Filippi Júnior, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vem desenvolvendo.
Uma das mais relevantes mudanças foi a criação do Emprega Diadema, plataforma digital que aproximou candidatos de empresas que buscam talentos. Além de facilitar o acesso por meios digitais, o Emprega Diadema aprimorou o processo de triagem de candidatos e também disponibiliza cursos de capacitação aos que procuram recolocação no mercado de trabalho.
Junto a isso foi estabelecida nova política de Incentivos Fiscais, que concede descontos a empresas que ampliarem suas fábricas ou se instalarem na cidade. Também foi retomado o Polo de Cosméticos, que novamente colocará Diadema no mapa da beleza do Brasil.