Cerca de 70 servidores públicos de Diadema passaram por capacitação para aprimorar o projeto que institui mecanismos de transparência e defesa de direitos do usuário de serviços públicos dentro da Prefeitura. O programa tem como objetivo garantir ao cidadão o direito de saber os serviços oferecidos e onde o dinheiro de seu imposto é aplicado, além de amplificar canais para que os munícipes possam apontar demandas e sugestões à administração.
A atividade, cujo tema foi “A Prefeitura de Diadema e Sua Relação com os Usuários de Serviços Públicos”, aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) no auditório do Paço e foi conduzida por Márcia Chaves, responsável pelo programa Diadema Transparente, Íntegra e Participativa, Glauco Pereira dos Santos, ouvidor geral do município, e por Vanessa Oliveira, gerente de relacionamento do Colab na Prefeitura de Diadema.
O foco principal da capacitação foi mostrar como atender aos dispositivos das leis 12.527 (Lei de Acesso à Informação) e 13.460 (que regulamenta a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública). Tudo em parceria com a CGU (Controladoria Geral da União).
A gestão do prefeito José de Filippi Júnior tem aprimorado esses mecanismos para se aproximar do morador de Diadema. Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado encaminharam ofícios com recomendações de melhoria dessa relação, indicando que, na gestão anterior, os temas transparência e participação popular ficaram em segundo plano na lista de prioridades.
“Estamos estruturando uma nova carta de serviços ao cidadão, implementamos o Colab e nova central telefônica, o 156, para facilitar o contato do morador, fizemos parceria com Controladoria Geral da União e com o sistema fala br e vamos seguir aprimorando as estruturas para deixar muito claro como utilizamos o dinheiro público e também para fazer uma Diadema melhor com ajuda dos nossos moradores”, comentou Filippi.
Ao menos mais dois encontros semelhantes serão organizados para continuidade da capacitação dos servidores.