181 estudantes da rede municipal participaram do Mutirão do Programa Lentes do Saber, promovido pela Prefeitura de Diadema, neste sábado (7), no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS). O programa avalia a saúde ocular, disponibiliza óculos gratuitamente para aqueles que necessitem do item ou encaminha para subespecialidades oftalmológicas, de acordo com cada caso.
Para esta ação foram triadas pouco mais de 3 mil crianças dos 3º, 4º e 5º anos e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aqueles que apresentaram alguma dificuldade visual foram convidados para a avaliação específica no QS.
Leia mais:
– Governo Federal vai destinar R$ 287,3 milhões para novo Hospital Municipal em Diadema
– Diadema: divulgada nova data para eleição do Conselho Tutelar
– Diadema quase triplica “barreiras eletrônicas” do Sistema Detecta
Com esse mutirão, todos os estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da rede municipal foram triados, em sala de aula, para verificar a acuidade visual. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde.
O prefeito José de Filippi Junior acompanhou a ação e conversou com os moradores. “Tanto a escola, no dia a dia, quanto a Unidade de Saúde, onde ela passa periodicamente, percebem essa dificuldade na acuidade visual. E quanto essa política pública é feita com dedicação tanto do gestor quanto dos profissionais que atendem na ponta, isso vai se aperfeiçoando. Foi uma ação muito necessária e que melhora a qualidade de vida dessa criança”, avaliou.
Balanço
O Programa Lentes do Saber teve início em outubro do ano passado, dentro das ações do Projeto Prefeito Amigo da Criança, e é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde.
Desde então, 6.246 estudantes do 1º ao 5º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram triados nas próprias unidades escolares. Desses, 2.219 apresentaram algum comprometimento visual e foram convocados para mutirões oftalmológicos no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Já foram entregues 464 óculos.