O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, assumiu o compromisso de reforma do atual Pronto Atendimento (PA) Eldorado e implantação da UPA com o mesmo nome.
O anúncio foi feito, neste sábado (6), durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental e que integra o calendário de entregas do 66º aniversário de Diadema.
Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento; do secretário adjunto Gustavo Tomaz, da secretária de Obras, Melissa Duaik; demais secretários da administração, vereadores, da deputada estadual Ana Carolina Serra, e demais autoridades, Taka relembrou as ações desde o início da gestão.
“Diadema conseguiu algo histórico: zerou a fila de exames de mamografia, tomografia, raio-x, exames clínicos. Hoje tem remédios nas Unidades Básicas de Saúde, sistema fast track nos serviços 24 horas, e também foi feito um mutirão de ações desde o início. Eu só tenho a agradecer”.
O Pronto Atendimento Eldorado conta com cinco consultórios, nove leitos com rede de gases medicinais na área de emergência, três salas de triagem e classificação de risco separadas para o público adulto e infantil. O projeto ainda prevê mais 500 m² para ampliação de consultórios para atendimento/triagem e recepção, além de reforma de toda a estrutura já existente em hidráulica, elétrica, piso, climatização.
“O PA Eldorado é um dos nossos quatro equipamentos de urgência e emergência e atende na proporção do que é atendido na UPA Centro e no PS do Hospital Municipal, cerca de 15 mil atendimentos por mês, entre adultos e crianças, e existe uma estrutura deficitária para o atendimento desse montante. O prefeito já vislumbrava a ampliação em leitos e estrutura – porque os recursos humanos conseguimos adaptar. E esse é o caminho de mais um sonho”, explicou o secretário municipal de Saúde.
O serviço possui ainda farmácia para dispensação de medicamento aos finais de semana e feriados. Durante a semana, a população pode retirar medicamentos na UBS Eldorado, que fica no mesmo terreno do PA.
Mais entregas – Neste final de semana, ainda estão previstas as entregas do Saúde Integral da Mulher (SIM), que reúne consultas e exames da saúde feminina num só local; a ampliação de 20 leitos do Hospital Municipal de Diadema (HMD) no setor de ortopedia; e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras com atendimento infantil.







