A Prefeitura de Diadema avançou, durante este ano, na modernização dos serviços públicos com a implementação de soluções tecnológicas que já fazem parte da rotina da cidade.
O resultado disso já aparece no dia a dia, desde iluminação inteligente e totens com Inteligência Artificial até sistemas que agilizam atendimentos, reduzem filas e dão mais transparência aos processos públicos.
“A cidade vive um dos seus momentos mais intensos de modernização. A agenda digital tem sido tratada como prioridade estratégica da gestão, porque sabemos que tecnologia não é apenas comodidade — é ferramenta direta para garantir direitos, ampliar acesso e melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão Pública de Diadema, Bruno Gabriel de Mesquita.
A ampliação do acesso digital em 2025 como ferramenta direta para garantir direitos, e melhorar a qualidade de vida da população foi reconhecido por empresas e entidades ligadas à tecnologia da informação.
Um bom exemplo aconteceu no último 18 de novembro, quando a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) incluiu Diadema como uma das 15 cidades do Brasil que mais avançaram em inovação, tecnologia e transformação digital no Brasil ao longo do último ano.
Destaque
Diadema foi destaque na categoria Cidades de 100 a 500 mil habitantes do Brasil.
O reconhecimento ocorreu durante o Smart Gov ANCITI Nacional, que reuniu gestores públicos, especialistas e representantes do ecossistema digital de inovação de todo o país, em Campinas, para a cerimônia do ANCITI Awards 2025, uma das mais relevantes premiações nacionais dedicadas à inovação pública e à transformação digital dos municípios.
A ANCITI tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de TI dos municípios brasileiros, visando aprimorar a qualidade de vida do cidadão por meio do avanço das tecnologias.
Investimentos
Ao longo de 2025, a cidade realizou as seguintes melhorias para permitir mais acesso digital para todos: implantação de totens de autoatendimento com biometria e inteligência artificial; expansão de iluminação pública inteligente; modernização da infraestrutura de Tecnologia de Informação (T.I.) e redes internas; criação de robôs automatizados para processos administrativos; modernização completa do Portal da Transparência; reformulação do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social (OPPES), com novos painéis de BI (processo de coleta, tradução e análise de dados, de forma automatizada, que auxilia na otimização das tomadas de decisões através de painéis visuais e dados abertos); investimentos em conectividade para escolas, incluindo adesão ao FUST (Fundo de Universalização dos Serviços em Telecomunicações) e laboratórios de informática modernos; e fortalecimento do Colab, plataforma que aproximou o cidadão da zeladoria municipal.
Para 2026, a Prefeitura prepara um novo ciclo de investimentos com foco na ampliação da automação com robôs de inteligência artificial; mais serviços digitais e integrações de sistemas; expansão de conectividade em prédios públicos e escolas; novos equipamentos de TI para modernizar estruturas antigas; projetos de dados e governança digital, fortalecendo a cultura de data-driven (decisões baseadas em dados concretos) e decision making (processo de identificar e escolher o melhor curso de ação entre várias alternativas disponíveis para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade na administração); mais totens inteligentes distribuídos pela cidade; e evolução da infraestrutura de redes internas.
Digitalização de serviços públicos
A Prefeitura também conta com um plano de transformação digital que prevê digitalização progressiva da estrutura administrativa e dos serviços voltados ao cidadão.
Isso inclui automação de processos internos com bot (programa de computador automatizado que executa tarefas repetitivas, imitando ou substituindo as ações de um ser humano) e a ampliação dos serviços disponíveis online.
A previsão é que em julho de 2026 a Prefeitura conte com 100% dos serviços já disponíveis em plataforma digital; integração de bases de dados e uso de Inteligência Artificial para tornar atendimentos mais rápidos e inteligentes, inclusive com chatbot (programa de software ou inteligência artificial projetado para simular uma conversa com usuários humanos, especialmente pela internet, em aplicativos de mensagens, websites ou por telefone); agendamento automático para serviços como CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e telemedicina e ferramentas digitais na Saúde.







