A Prefeitura de Diadema entregou a terceira unidade do Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS), na Vila Paulina (Região Sul). O CAIS III vai funcionar no mesmo prédio da EMEB Florestan Fernandes, terá quatro novas salas e vai ampliar em 200 novas vagas o atendimento e o suporte pedagógico especializado aos estudantes que são público alvo da educação especial na rede municipal de ensino de Diadema.
Com um investimento de R$ 150 mil, a nova unidade inicia o atendimento em agosto, após o recesso escolar, e vai atender preferencialmente os estudantes da região Sul.
Leia mais:
– Diadema inaugura terceiro restaurante municipal
– Diadema envia documentação para Caixa para obras do Novo Hospital Municipal
– Diadema: Frente de Trabalho convoca 180 candidatas
“Teremos salas de recursos para atendimento especializado no contraturno escolar, atendendo 25 estudantes por turma de forma individualizada. Com a nova unidade, conseguimos reduzir ainda mais a fila de espera no município e zeramos a fila na região do Eldorado”, explica Ana Cláudia Martins, coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.
Segundo ela, os benefícios vão além da ampliação de vagas, pois a proximidade de uma unidade do CAIS da residência dos estudantes facilita a interlocução com as famílias e a comunidade. “No CAIS I, no Centro, construímos duas novas salas com recursos do programa Escola Bem Cuidada (EBC), e nos últimos quatro anos criamos mais de 600 vagas. Só no último ano, contratamos 16 novos professores especialistas.”
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito José de Filippi Júnior fez o descerramento da placa e cortou o laço do novo espaço, abrindo as portas para que todos conhecessem as novas instalações.
“A inauguração do CAIS III é mais um passo para atender adequadamente a todas as crianças com alguma deficiência da nossa cidade. Para isso, contratamos também novos agentes de apoio e professores especializados. Esse é o caminho para construirmos uma sociedade mais inclusiva e justa.”
Ana Lucia Sanches, secretária de Educação, completou: “o nosso sonho sempre foi ver as crianças na escola o dia todo, com ensino de qualidade, cultura, esporte, lazer e inclusão, sem deixar nenhum estudante para trás. Hoje, vejo esse sonho se concretizando, com a ampliação do serviço prestado pelo CAIS, que vai melhorar a vida de muitos estudantes e suas famílias”.
O evento contou com apresentações de estudantes dos Grêmios Curumins, do podcast sobre bullying produzido pela EMEB Florestan Fernandes, de estudantes do Mais Educação, que cantaram uma música composta por eles, além da presença de representantes de entidades como o Mães de Autistas de Diadema (MAD) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), além de pais de estudantes atendidos pela Educação Especial.
Mais Educação e EBC
Durante a cerimônia foi inaugurada, também, uma segunda sala do programa Mais Educação na EMEB Florestan Fernandes, que vai atender mais duas turmas de 25 estudantes, ampliando o número de crianças estudando em tempo integral na unidade.
Além disso, a diretora da escola, Marisa Vidal, destacou as benfeitorias que foram promovidas na EMEB com a verba do programa Escola Bem Cuidada: “foram feitas melhorias na estrutura do telhado e calhas, reforma da brinquedoteca e pintura interna. Somando-se ao investimento na sala do Mais Educação, foram R$ 85 mil investidos na escola”.
O CAIS III vai se somar aos dois já em funcionamento, um no Centro, inaugurado em 2004, e o segundo no bairro Canhema, inaugurado no final do ano passado. Assim como as duas primeiras, a terceira unidade do CAIS vai proporcionar o desenvolvimento das habilidades físicas, comunicativas, cognitivas, de autocuidado e de estabelecimento de relações interpessoais dos estudantes que são público alvo da educação especial, promovendo autonomia e inclusão social ainda na primeira infância. O CAIS III vai funcionar na Rua Afrânio Peixoto 599 – Vila Paulina.