Durante todo o mês, diversas atividades tem sido realizadas com gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde, além de capacitação dos profissionais de saúde
Neste Agosto Dourado, a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema reforça as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno para a saúde dos bebês e das mães.
O tema deste ano é “Priorizemos a Amamentação – Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
No dia 22 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde reuniu profissionais da rede para o 11º Agosto Dourado de Diadema, no auditório do Quarteirão da Saúde.
O secretário de Saúde do município destacou a importância da amamentação e de fortalecer as redes de apoio para viabilizar o aleitamento materno.
Segundo Antonio Carlos do Nascimento, a cor dourada do mês simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, mas a promoção do aleitamento materno é realizada durante todo o ano na rede municipal.
Como explica o secretário, a atuação dos profissionais da saúde em prol da amamentação vai desde o pré-natal das gestantes, por meio de consultas com médicos e enfermeiros e grupos com as equipes multiprofissionais.
Assim que o bebê nasce, se estiver bem, a amamentação é incentivada na sala de parto, e o acompanhamento segue no pós-parto.
Os benefícios são inúmeros, entre eles a proteção da saúde dos bebês, a redução de riscos de doenças e infecções e também favorece a recuperação da mãe no pós-parto.
A abertura do evento foi feita pelo Coral do Hospital Municipal de Diadema. Em seguida, houve palestras com profissionais da saúde.
A nutricionista da rede municipal e tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), Claudia dos Reis Lisboa Novaes, abordou o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e a alimentação saudável.
A médica ginecologista e obstetra Cristiane Lima Roa, que atua na maternidade do Hospital Municipal de Diadema e no Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis Aids e Hepatites Virais, tratou do tema amamentação abordando as doenças.
O médico pediatra e especialista em aleitamento materno, Moises Chencinski, aprofundou o tema do Agosto Dourado deste ano e as ações no país para incentivar o aleitamento materno.
Atividades na rede
Diversas atividades têm sido realizadas com gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como grupos educativos, rodas de conversa, oficinas e mamaços, além de capacitação em amamentação aos profissionais de saúde.
Cada UBS tem a sua programação e, para participar, é preciso entrar em contato com a unidade, já que algumas atividades são destinadas a grupos específicos.






