Criado em 1948 com o objetivo de impulsionar o comércio, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, segundo a crença popular, como um santo com poderes casamenteiros.
Setenta e sete anos depois, o amor está no ar no ABC e promete vir acompanhado de um aumento significativo na movimentação do comércio da região.
Uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Business School em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), entre os dias 12 e 30 de maio, revela que os consumidores da região devem movimentar cerca de R$80,5 milhões em compras para a data.
O número representa um crescimento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior, mesmo com a inflação acumulada de 5,52%.
Ao todo, 740 pessoas foram entrevistadas nas sete cidades do ABC, com uma amostra que garante 90% de confiança e margem de erro de três pontos percentuais.
“A cada edição, a pesquisa de intenção de compras se torna ainda mais relevante para os comerciantes, que passam a contar com informações valiosas para se planejar com antecedência e implementar estratégias que contribuam para o aumento das vendas. Neste ano, por exemplo, os dados indicam um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado”, Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.
Perfil dos consumidores e gastos planejados
As mulheres compuseram mais de 69% da amostra entrevistada. Elas revelaram dispor a pagar um preço médio de R$255 e planejam um gasto médio com a compra de presentes de R$301.
Já os homens revelaram estar dispostos a pagar um preço maior e a gastar mais, sendo os respectivos valores médios de R$357 e de R$456.
A média geral do preço por presente ficou em R$287, um valor 28% maior que o registrado em 2024, mesmo considerando a inflação do período.
Quando se trata do gasto total planejado, o valor médio é de R$350 — o que representa um aumento real de 35% em relação ao ano passado.
O levantamento mostra ainda que 47% dos consumidores com renda acima de cinco salários-mínimos devem gastar R$350 ou mais.
Formas de pagamento e canais de compra
O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado (55%), com 29% dos consumidores optando pelo parcelamento.
O débito aparece em segundo lugar (22%), seguido pelo PIX (16%). Aqueles que pretendem parcelar demonstram maior disposição para gastos mais altos.
Sobre os canais de compra, 45% pretendem adquirir os presentes pela internet, enquanto 33% escolherão os shoppings e pouco mais de 20% farão suas compras no comércio de rua.
Os consumidores dos shoppings, segundo a pesquisa, tendem a gastar mais. Dos que não comprarão online, 53% pretendem consumir no próprio município.
Os que optam por comprar em outras cidades buscam maior variedade de lojas ou preços mais atrativos.
O que e para quem comprar
As categorias mais citadas de presentes incluem vestuário e calçados, perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, flores e cestas de café da manhã.
Juntas, essas opções devem representar cerca de 70% dos produtos comprados para a data.
Assim como na pesquisa do Dia das Mães, experiências também aparecem na lista: tratamentos estéticos, massagens, workshops e experiências gastronômicas estão entre as escolhas.
Namorados, namoradas, esposos e esposas representam 83% dos homenageados, seguidos por noivos e noivas, com 9,7%.
Curiosamente, 7,5% dos entrevistados ainda não haviam decidido o que comprar.
Fatores de decisão e jantares românticos
Em 2025, o desejo do presenteado voltou a ser o principal critério de escolha, aumentando sua importância frente a outros fatores como preço e qualidade do produto, que perderam peso em relação ao ano anterior.
Para 46% dos entrevistados, o valor gasto este ano será maior que em 2024; outros 44% devem manter o mesmo nível de consumo.
O professor Sandro Maskio, da economia da Strong Business School e um dos coordenadores da pesquisa afirma que “Não são só os presentes que movimentarão o comércio: cerca de 50% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados com um jantar em restaurante, enquanto 45% planejam celebrar em casa. Para aproximadamente 27% os gastos serão maiores. O gasto médio previsto com o jantar é de R$247. Contudo, destaca-se que para 39% o gasto planejado deverá ficar entre R$100 e R$200. Outros 39% deverão gastar entre R$200 e R$500 com o jantar.”
Sandro Maskio conclui que: “Os dados revelam um cenário otimista para o comércio do Grande ABC no Dia dos Namorados de 2025. A retomada do consumo com maior vigor, o destaque para experiências e o aumento nos gastos médios demonstram não apenas um fortalecimento econômico, mas também um consumidor mais atento às preferências e desejos de quem ama.”