Toda data comercial carrega uma mensagem. Seja para o comércio, para a economia ou para a sociedade. Ela revela mais que os gastos da população, mais que índices econômicos, ela revela comportamento social. O Dia das Crianças que carrega toda a inocência infantil do brincar não é diferente.
O Centro de Inteligência de Mercado, o CIM, Strong Business Schooll e a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), realizaram a pesquisa de intenção de compras dos consumidores para o ABC, entre os dias 03 e 27 de setembro e apurou o comportamento do consumidor, no caso, os adultos.
Após a análise crítica e validação dos questionários, a amostra contemplou 882 questionários, distribuídos pelas sete cidades do Grande ABC, garantindo um confiança de 95% com margem de erro de 3 pontos percentuais.
Os entrevistados / consumidores
A amostra foi composta por 40% de homens e 60% de mulheres.
Os resultados apontam que os homens tendem a gastar cerca de 12% a mais que as mulheres com a compra de presentes para o Dia das Crianças.
Cerca de 55% dos entrevistados têm até 35 anos de idade e 27% até 50 anos de idade.
Quanto à renda familiar declarada, 39,5% dos entrevistados declararam renda familiar entre 2 e 5 salários-mínimos, e 29% entre 5 e 10 salários-mínimos.
Outros 16,7% declararam renda familiar superior a 10 salários-mínimos.
Do total de entrevistados, 45,8% são residentes de Santo André e 31,1% em São Bernardo.
A maior intensidade de moradores no município de Santo André está diretamente atrelada ao esforço da ACISA em obter e divulgar informações pertinentes ao mercado consumidor ao setor varejista.
Os presenteados e as escolhas
As principais crianças presenteadas serão filhos(as) (29,6%), seguidos dos sobrinhos(as) (27,4%), afilhados(as) (11,5%) e netos(as) 7,6%).
A elevada presença dos sobrinhos como presenteados, destacado anteriormente na pesquisa para o Dia das Crianças de 2024, está associado à redução da taxa de fecundidade e da redução do número de filhos pelos casais.
O menor número de crianças por família tem possibilitado que os sobrinhos absorvam mais atenção dos tios nas datas comemorativas.
Segundo os entrevistados, a escolha do presente será guiada principalmente pelo desejo da criança e pelo preço.
No entanto, observa-se uma redução da influência do preço e um maior peso dado à qualidade do produto como critério de decisão.
Os meninos deverão receber de presente, principalmente, carros e motos de brinquedo (12,6%); seguido de vestuários e calçados (12,3%), jogos educativos (9,3%), presentes em dinheiro (7,4%) e bolas (7,2%).
No caso das meninas, as bonecas foram os presentes mais citados (18%) e pelo segundo ano, o apelo pela estética teve mais importância aos adultos respondentes quanto aos presentes das meninas.
Ao contrário dos meninos que receberão brinquedos educativos, esse item não apareceu na escolha das meninas, sendo que a maquiagem ficou em segundo lugar (14%), vestuários e calçados (13%) e perfume/cosméticos (5,96%).
Essa questão deve ser vista de perto por mães, pais e educadores quando o termo adultização está em pauta na sociedade.
Pouco mais da metade dos entrevistados, 52%, afirmaram que estarão dispostos a gastar mais neste Dia das Crianças, comparado ao ano de 2024.
Outros 42% declararam que seus gastos devem ser similares aos realizados no ano passado.
Preço Médio e Gasto Planejado Médio
A pesquisa mostra uma diferença relevante nos gastos entre gêneros: o valor médio para presentes de meninos é de R$ 237, enquanto para meninas é de R$ 195.
Em média, os consumidores planejam gastar R$ 348 no total.
Pouco mais de 40% gastarão até R$ 100 por presente, cerca de 30% entre R$ 101 e R$ 200 e outros 40% entre R$ 200 e R$ 500.
Em relação a 2024, o gasto planejado cresceu 13% em termos reais, já descontada a inflação de 5,13% (IPCA/IBGE).
Os maiores desembolsos vêm de quem pretende parcelar no cartão de crédito, seguido pelo crediário do lojista. Já pagamentos à vista (dinheiro, débito, crédito à vista e Pix) concentram valores menores. Diferente de 2024, o cartão de crédito parcelado será a forma de pagamento mais usada, seguido de débito, crédito à vista e Pix.
Quanto ao local de compra, a internet lidera com 40% das preferências, à frente dos shoppings (34%) e do comércio de rua (25%).
Consumidores que compram no comércio de bairro tendem a gastar menos que os que recorrem à internet ou ao centro da cidade, enquanto os que preferem shoppings desembolsam mais.
A maioria deve antecipar as compras para uma semana antes do Dia das Crianças, e 17% deixarão para o próprio fim de semana, quando o varejo terá maior movimento.
Entre os que vão presentear, 66% comprarão no próprio município ou pela internet. Já os que buscam outras cidades citam como principais motivos a maior variedade de opções (8,9%) e os preços mais baixos (7,4%).
“A previsão de crescimento de 6,6% na movimentação financeira com a compra de presentes para o Dia das Crianças é um indicativo positivo de que o consumidor mantém o otimismo. Isso reforça nossa convicção de que o comerciante pode ampliar esses resultados por meio de ações estratégicas e promoções diferenciadas voltadas à fidelização dos clientes”, destaca Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.
Expectativa de movimentação no mercado
A pesquisa revelou que, neste Dia das Crianças, cerca de 535 mil famílias do Grande ABC devem comprar presentes, em um universo de 800 mil famílias e 2,8 milhões de habitantes.
A movimentação prevista é de R$ 151,3 milhões, acima dos R$ 135 milhões de 2024. Descontada a inflação acumulada de 5,13% no período, o crescimento real projetado é de 6,6%.
Em Santo André, o comércio deve movimentar R$ 40,4 milhões no Dia das Crianças de 2025, acima dos R$ 35,7 milhões registrados em 2024.
O crescimento acompanha a tendência mais ampla: segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, nos 12 meses encerrados em julho, as vendas avançaram 1,85% em São Paulo e 2,5% no Brasil.
Mesmo com o alto endividamento das famílias, a melhora no mercado de trabalho e o aumento da massa de renda seguem sustentando o consumo.
“A pesquisa revela mudanças importantes no comportamento do consumidor em relação ao ano passado: os gastos médios são diferenciados por gênero, a internet se consolida como principal canal de compras e o cartão de crédito parcelado assume papel central no planejamento das famílias. Esses movimentos mostram, no entanto, que a economia no ABC está apresentando uma tendência positiva “, afirma o professor Sandro Maskio, economista da Strong Business School e responsável pela análise.