O deputado federal Marcelo Lima (PSB) participou da agenda com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na Universidade Federal do ABC, nesta segunda-feira (21). O parlamentar aproveitou a visita da representante do governo federal ao campus de Santo André para destacar a importância da criação do curso de medicina na universidade.
Também estiveram no encontro o reitor da UFABC, Dácio Matheus, a vice-reitora da universidade, Mônica Schröder, o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Mário Reali, e representantes de outras instituições acadêmicas do Brasil.
“A ministra Nísia vê com bons olhos e está motivada na implantação do curso, o professor Dácio, o reitor da UFABC, também sinalizou positivamente. Estou bem animado. O Mário Reali também esteve discutindo essa demanda. Estou muito convicto de que nós vamos conquistar em breve o curso de medicina”, conta Lima.
Leia mais:
– Deputado Marcelo Lima comemora resposta do MEC: “Estamos mais perto de ter o tão sonhado curso de medicina no ABC”
– Deputado Marcelo Lima protocola pedido para implementação do curso de medicina na UFABC
– Marcelo Lima comemora ação do Ministério da Educação para incluir cursos de medicina na UFABC
Durante a reunião, o deputado aproveitou para ouvir o exemplo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, que tem a graduação no seu currículo.
“Lá eles já têm o curso implantado, pago pelo governo federal. Falei com a ministra, levando esses exemplos que deram certo lá no Sul. Um intercâmbio bacana para a nossa grande conquista que é a implementação do curso de medicina aqui no ABC Paulista, no campus de São Bernardo do Campo e pelo campus de Santo André.”
Vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva destaca o impacto da graduação de medicina para a região em que ela está inserida. “Temos um hospital, que é hospital-escola, e nós atendemos 21 municípios. Temos uma importância ali, especialmente, para a questão das cirurgias oncológicas”, afirma.
Pauta defendida por Marcelo Lima durante a campanha eleitoral de 2022, a implantação do curso de medicina tem sido uma das prioridades do mandato do deputado, que já realizou encontros com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com a reitoria da UFABC. “Tenho fé que, muito em breve, vamos realizar essa conquista para a nossa região”, conclui.
Veja o vídeo.