O deputado estadual Luiz Fernando, presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, questionou diretores da SP Águas sobre o *despejo de esgoto do Rio Pinheiros diretamente na Represa Billings*.
“Jogar o esgoto dentro da caixa d´água. É isso que o Estado de São Paulo faz quando bombeia o Rio Pinheiros pra dentro da Billings. Nós precisamos purificar a água. Todo o ABC se serve da água da Billings, incluindo o Alto Tietê e parte da Capital”, disse Luiz Fernando.
Um estudo realizado pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no ano passado, apontou que alguns trechos da represa possuem água tão tóxica que pode ser letal para humanos e animais.
No final de 2024, inclusive, uma extensa mancha verde com pontos azulados foi flagrada no manancial. Em 2019, milhares de peixes apareceram mortos da noite para o dia.
Para se ter ideia de sua importância, a Billings tem 106,6 km² de extensão e armazenamento de 995 milhões de m³ de água, capacidade equivalente a todo sistema Cantareira, alimentado por seis represas.