A deputada federal Tabata Amaral e a deputada federal Andréa Werner, ambas do PSB, estiveram em Mauá nesta quarta.
As parlamentares participaram de um encontro com famílias atípicas da cidade, e declararam apoio ao projeto de reeleição do prefeito Marcelo Oliveira, que também estava presente.
Ele chegou ao local junto com um grupo de militantes, basicamente formado por mulheres que caminharam desde a Praça da Bíblia.
Além do prefeito e das parlamentares, estiveram presentes na atividade o deputado estadual Rômulo Fernandes, o deputado federal Pedro Tourinho, o candidato a vice-prefeito Juiz João, a atual vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Celma Dias e a primeira-dama Fernanda Oliveira, além de vereadores da atual legislatura e também eleitos em 6 de outubro.
Em seu discurso, o prefeito Marcelo Oliveira afirmou que atender esse público sempre foi uma prioridade, mas que foi impedido de avançar nas políticas públicas, devido ao caos financeiro e administrativo que a Prefeitura vivia, quando assumiu o mandato. “Realmente foi um momento de arrumar a casa, que estava bagunçada. Foi necessária paciência para reequilibrar as contas e investir nos cuidados com a população”, declarou.
Ele também relembrou que foi em sua gestão que a Prefeitura começou a emitir a Carteirinha de Identificação do Autista. “O objetivo da medida foi garantir às pessoas que estão dentro do espectro do autismo atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social”, explicou.
O documento é emitido pela Prefeitura desde agosto de 2021. Ou seja, dois anos antes da carteirinha ser fornecida pelo Governo do Estado, no Poupatempo da cidade, o que ocorreu em setembro de 2023. Em quatro anos, a gestão do prefeito Marcelo Oliveira emitiu mais de 800 carteirinhas.
Ele garantiu, caso seja reeleito, que irá ampliar a atuação no atendimento das famílias atípicas, do município. “Venho dialogando junto ao Governo Federal, para a criação de um programa nacional voltado às famílias atípicas, com recursos garantidos. Durante minha campanha, me comprometi a criar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, ampliar o apoio ao cuidador, garantir validade permanente dos laudos médicos, aumentar o número de auxiliares nas escolas municipais, criar a Central de Intermediação em LIBRAS e expandir calçadas acessíveis, entre outras ações” comentou.