A deputada estadual Carla Morando solicitou nesta semana ao diretor-presidente da EMAE- Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, Márcio Rea, a construção de sanitários e outras ações de preservação ambiental na Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo. Durante a audiência, na sede instituição, em São Paulo, a parlamentar juntamente com o subprefeito do Riacho Grande, Heitor Cristofolini, destacou a importância das obras para o conforto da população e visitantes.
O pedido integra o Projeto Prainha que contempla melhorias para minimizar os impactos ambientais sobre os recursos hídricos, garantindo a reordenação do espaço físico para melhorar a infraestrutura existente, disponibilizando meios para melhor utilização dos usuários evitando atividades como descarte de lixo, vazamento de combustíveis de embarcações e esgoto irregular lançado em via pluvial.
“É importante a implementação de novas instalações para a readequação dos sanitários existentes realocando-os para a Praça Olavo Fontoura em alvenaria já que o atual é de container galvanizado”, explicou o subprefeito. Foram solicitados também à EMAE a colocação de boias de delimitação de área de banho e embarcações e projeto paisagístico que contemple o enriquecimento arbóreo em toda a extensão da Prainha que está localizada na saída, no trevo de acesso ao Riacho Grande (km 29 da Via Anchieta), e é um dos pontos turísticos do município.
“Graças ao trabalho do meu marido e prefeito Orlando Morando, foram realizadas importantes obras no Riacho Grande e, em especial, na Prainha foi totalmente revitalizada. É um local muito agradável que oferece atrações para toda a família e recebe em média 10 mil visitantes nos finais de semana”, disse a deputada que solicitou a liberação da área de domínio da Emae e também encaminhará pedido à Sabesp para realização das obras.
Juntamente com Carla Morando e Heitor Cristofolini, Rea analisou o mapa da área e solicitou à equipe estudos técnicos para viabilizar o atendimento do pleito. Participaram da reunião o assistente executivo da Presidência da EMAE, José Braz de Araújo, o gerente do Departamento de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário da EMAE, Admilson Clayton Barbosa, o assessor da subprefeitura de Riacho Grande, Adevaldo Ribeiro de Faria Júnior, e o chefe de gabinete da deputada Carla Morando, Neto Batistetti.