A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades entre a noite desta sexta-feira (17) e o domingo (19), com chuvas de moderada a forte intensidade, queda de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões paulistas.
As temperaturas devem variar entre mínimas de 7°C e máximas de 34°C pelo território paulista, com sensação térmica mais baixa nas áreas de maior altitude.
De acordo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil, o avanço de uma frente fria associado à umidade vinda da Amazônia vai provocar condições de instabilidade generalizadas.
As chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de pequenos córregos, principalmente em áreas mais vulneráveis.
O órgão reforça a importância de acompanhar as atualizações e seguir as orientações das autoridades locais.
Confira por regiões
Na região Metropolitana de São Paulo, a mínima será de 11°C e a máxima de 26°C, com previsão de tempestades acompanhadas de raios, ventos e granizo isolado.
Já a Baixada Santista, os termômetros ficam entre 16°C e 25°C, também com condições para tempestades.
A Serra da Mantiqueira deve registrar temperaturas entre 7°C e 22°C, com possibilidade de granizo isolado.
Na região de São José dos Campos, as temperaturas variam de 12°C a 29°C, com risco de vento forte e descargas elétricas.
O Litoral Norte é a região com previsão de chuvas mais intensas e rajadas de vento mais fortes, com temperaturas variando de 15°C e máxima de 27°C.
O Vale do Ribeira e a região de Itapeva terão mínima de 15°C e máxima de 26°C, com condições para tempestades isoladas.
Nas regiões de Sorocaba e Campinas, as temperaturas variam de 11°C a 23°C, com possibilidade de granizo.
Nas regiões de Presidente Prudente e Marília, a mínima será de 15°C e a máxima de 26°C, com previsão de pancadas e tempestades isoladas. Já as regiões de Bauru e Araraquara terão entre 13°C e 27°C, com chuva e trovoadas.
Nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto ficam entre 15°C e 33°C, com tempestades localizadas e possibilidade de granizo.
E, por fim, as regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto terão mínima de 15°C e máxima de 34°C, com previsão de chuva e temporais isolados.
Atenção para rajadas de vento de forte a muito forte
A previsão indica também ventos de forte a muito forte intensidade ao longo de todo o litoral paulista, o que pode causar ressacas, agitação marítima e risco para navegação de pequenas embarcações.
A Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a placas ou estruturas metálicas e evite áreas alagadas.
Alertas da Defesa Civil
Os alertas cell broadcast enviados pela Defesa Civil possuem a finalidade de alertar a população sempre que a chuva atinge um volume elevado, ou seja, ele é enviado na maioria das vezes quando já está chovendo.
Mas também é enviado quando a chuva ainda não provocou alagamentos ou deslizamentos, mas, em razão da intensidade identificada pelos meteorologistas, estas chuvas terão potencial de alagar vias e gerar deslizamentos.
O objetivo do alerta é despertar na população a percepção de risco e de autoproteção.
Ou seja, ao receberem a mensagem, saibam que a Defesa Civil identificou um perigo potencial naquela chuva e, neste caso, cada pessoa deve procurar um local seguro, seja permanecer em casa ou no trabalho ou, ainda, se estiver em deslocamento, evitar permanecer em ruas que alagam e parar ao lado de árvores.
O alerta severo não funciona como previsão do tempo: seu papel é alertar no momento que a chuva severa se forma sobre o município.
As previsões do tempo produzidas pela Defesa Civil são publicadas diariamente em suas redes sociais, pelo @defesacivilsp ou no canal do WhatsApp (Defesa Civil do Estado de SP).