A campanha, com o tema #Tamo Juntos busca atrair pessoas dispostas a oferecer escuta e acolhimento sem julgamentos ou críticas, de forma anônima e sigilosa.
Para ingressar no CVV, é preciso ter mais de 18 anos, residir no Brasil, além de disponibilidade de tempo e disposição para acolher pessoas que necessitam conversar, conforme a filosofia utilizada pela instituição.
O curso será de forma presencial e vai ocorrer de 11 a 14 de Março das 19h 30 às 22h 30 na sede do CVV em São Caetano, à Rua Marechal Deodoro 70, Bairro Santa Paula.
As inscrições estão abertas no site oficial: https://cvv.org.br/seja-voluntario/, bastando escolher a opção: Quero atender por Voz e depois escolher São Caetano, para preencher o cadastro.
O CVV periodicamente oferece cursos em parte dos seus 97 postos de atendimento em todo o Brasil com duração aproximada de quatro meses em encontros semanais de 3 horas.
Carlos Correia, voluntário do CVV, destaca a relevância de ampliar o trabalho de prevenção do suicídio através da valorização da vida, dado o alarme causado pelos índices relacionados à saúde mental no Brasil. “Falar sem se sentir inibido por medo ou achar que não vai ser acolhido, ajuda a pessoa a entender melhor o que está acontecendo dentro de si. Quem entra em contato com o CVV não tem seus sentimentos banalizados, o que ajuda a criar um clima de segurança para compartilhar o que pode estar provocando tristeza, sensação de solidão e outros sentimentos”, explica Carlos.
Sobre o CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2023, que correspondem a aproximadamente 27 mil horas de disponibilidade por mês, foram realizados por cerca de 3.500 voluntários nos 97 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br
, via chat ou pelo e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://cvv.org.br/doacoes-e-parcerias/.O CVV conta também com voluntários que realizam ações junto à sociedade, como palestras e rodas de conversa, conforme a sua disponibilidade.
Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br
* Dados do Ministério da Saúde