O Projeto Cozinha Criativa, da Prefeitura de Diadema, começa o ano de 2023 incentivando moradores da cidade a ter nova qualificação profissional que lhes proporcionem renda.
Já estão abertas as inscrições para o curso “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária”, com 60 vagas para serem preenchidas.
Os interessados devem ter cursado o Ensino Fundamental I, mesmo que incompleto, ser morador de Diadema e ter idade a partir de 18 anos.
Para fazer as inscrições os candidatos vão ligar para o telefone (11) 4053-3943, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Outra forma de ser inscrito é enviar e-mail para: cozinhacriativa@diadema.sp.gov.br .
O curso “Culinária Básica” é gratuito e os participantes vão receber 60 horas/aulas, duas vezes por semana. Na formação os alunos aprendem sobre segurança alimentar e nutricional, como preparar e manipular os alimentos, padronizar receitas, ler e entender a rotulagem de produtos. Na parte de empreender, entre outras coisas, é mostrado como a economia solidária pode ser uma alternativa de trabalho e renda e como constituir negócios tendo como base a autogestão.
A capacitação será feita por duas turmas de alunos, com aulas no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – CRESAND e na cozinha didática do Restaurante Popular do Campanário. Recebem certificado quem frequentar 75% do curso e obter nota final mínima de 07 pontos.
O Projeto Cozinha Criativa foi criado em 2021, pela Secretaria de Segurança Alimentar, e sua realização acontece por meio de parceria entre a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET).