A nova coleção do projeto Costurando o Futuro, criado pela Fundação Grupo Volkswagen com o objetivo de promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura, foi apresentada esta semana em um desfile realizado no Focus Fashion Summit 2024, maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, promovido pelo Instituto Focus Têxtil, parceiro da iniciativa.
A nova coleção é composta por quatro linhas de produtos desenvolvidas por alunas que participaram da edição do projeto realizada no primeiro semestre de 2024. Andrea Alejandra Guzman, Claudiane Nunes, Darlene Monteiro e Maria Solange Oliveira foram as criadoras que se destacaram entre os 40 alunos advindos de bairros populares e comunidades de baixa renda de São Paulo que, durante quatro meses, tiveram acesso a um amplo programa de qualificação técnica, bem como formação em planejamento de negócios, vendas e marketing.
Vale destacar ainda a curadoria e mentoria do renomado estilista Walter Rodrigues, um dos maiores nomes da moda brasileira, cuja colaboração, junto com a de outros profissionais do setor, eleva o nível de formação do projeto, conectando os participantes com tendências e práticas inovadoras do mercado de moda.
As quatro linhas que compõem a nova coleção foram desenvolvidas sob diferentes inspirações e contam com peças de vestuário, bolsas, necessaires, entre outros itens. Em Aconchego, Maria Solange Oliveira traz peças que remetem às sensações de conforto e acolhimento, ancoradas na suavidade e nas conexões que nos fazem sentir em casa; já Essência, criada por Darlene Monteiro, reflete uma celebração da simplicidade e da beleza natural, ecoando o cerne da moda consciente e atemporal. Na linha Zoom, Andrea Alejandra Guzman lançou mão de detalhes marcantes e texturas ousadas, trazendo um olhar contemporâneo e vibrante sobre a moda sustentável; e, por fim, em Raízes, Claudiane Nunes deu destaque às tradições e heranças culturais, unindo modernidade e ancestralidade em cada peça.
Os produtos já podem ser adquiridos no e-commerce do Costurando o Futuro, cuja renda é revertida para manutenção do projeto, que tem como objetivo principal a promoção da mobilidade social do público atendido.
“Iniciamos este projeto em 2009, portanto, já são 15 anos de resultados muito representativos e que nos deixam muito orgulhosos. Somente no ano passado foram mais de 100 pessoas formadas e mais de 500 beneficiadas indiretamente por essa iniciativa. Além da geração de renda, o Costurando o Futuro contribui diretamente para o desenvolvimento da autoestima e das competências socioemocionais dos participantes, que vêm de situações de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional, aliada ao retorno financeiro, favorece a mobilidade social dessas pessoas, transformando suas vidas por meio do empreendedorismo, uma ferramenta poderosa para impulsionar a inclusão produtiva”, avalia Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.
Saiba mais sobre o Costurando o Futuro
Voltado para empreendedores ― em sua maioria mulheres, o projeto vai além da costura, oferecendo ações formativas e de fomento ao empreendedorismo que colaboram para qualificar seus participantes em áreas essenciais para o sucesso de seus negócios, como planejamento, comunicação, vendas e trabalho em rede. Além disso, por meio da técnica upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores são reaproveitados nas peças confeccionadas pelos participantes, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
Mais do que gerar renda, o Costurando o Futuro possibilita que seus integrantes adquiram as habilidades necessárias para atender grandes encomendas, sempre com excelência em produção e entrega. Com uma abordagem abrangente, o projeto oferece qualificação técnica em costura, desde estamparia até a modelagem e transformação de tecidos. Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, os participantes têm acesso a aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais especializados, além de ferramentas voltadas ao desenvolvimento de negócios, como marketing e atuação em redes sociais.
“Ao longo dos anos, o Costurando o Futuro se consolidou como uma rede de artesãs que compartilham conhecimentos e trabalham em cooperação para atender às demandas do mercado, mantendo o foco na sustentabilidade e no impacto social. Essa rede demonstra que é possível transformar vidas e criar oportunidades, costurando um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, comenta o diretor-geral da Fundação.
Dados sobre o Costurando o Futuro em 2023:
- 112 cursistas formados
- 521 beneficiários indiretos
- 3 municípios atendidos: São Paulo (SP); São Bernardos do Campo (SP); Resende (RJ)
- 456 horas de atividade
- + R$ 250 mil em faturamento para os participantes
- + 1 tonelada de resíduos têxteis reaproveitada
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos.
A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País.
Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, acesse o site da instituição.