O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin, desembarcaram neste sábado (20) em São Bernardo e participaram da 1a convenção.
A agenda oficializou os nomes de Luiz Fernando Teixeira (PT) e William Dib (PSB) para a chapa majoritária que disputará a eleição de outubro.
Além deles, três ministros marcaram presença na Estância Alto da Serra: Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Luiz Marinho (Trabalho) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relação Institucional) e Marcio França (Empreendedorismo) também estavam previstos, mas não vieram.
Em quase 40 minutos de fala, Lula enalteceu as ações do governo federal e disse que a eleição de Luiz Fernando trará mais recursos de Brasília a São Bernardo.
Geraldo Alckmin destacou a “democracia” que Lula representa e destacou o pleito de Luiz Fernando.
Adversários / Aliados
Lula lembrou que ele é Alckmin eram
Adversários, mas que se uniram na última eleição em prol da democracia e “nunca se xingaram”.
Ex-prefeito
William Dib (PSB), que pela primeira vez estará junto com o PT na disputa local, citou amizade com Lula – o apoio em 2022 – e agradeceu Alckmin, Luiz Fernando e Marinho.
Lula lembrou que Dib foi médico da “sogra”.
Disputa
Luiz Fernando, penúltimo a falar, citou a chegada a São Bernardo e a trajetória desde então. Disse que Lula é sua “referência”.
Flores
Antes de Lula discursar, a neta de Luiz Fernando entrou no palco e entregou flores ao presidente.
120 anos
Lula citou que tem 78 anos e quer viver até os 120 anos. “Rezo a Deus todos os dias”.
“Homem não pode bater”
Lula dedicou boa parte do discurso para chamar atenção que o homem não pode jamais “levantar a mão” para a mulher.
Ele não citou, mas a fala faz parte de uma resposta à repercussão desta semana quando citou o tema e falou dos “corintianos”.
Bastidores
Veja como foi o bastidor da convenção marcada por muitos ônibus e a chegada de Lula de helicóptero.