Em mais um passo para a união e fortalecimento regional, a Câmara Municipal de São Caetano aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei do Executivo que autoriza o reingresso do município ao quadro de integrantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Agora, após aprovado pelos vereadores, o texto segue para sanção do prefeito Tite Campanella e, posteriormente, o retorno será ratificado pelos demais prefeitos na próxima Assembleia Geral da entidade intermunicipal.
“A vocação do Consórcio (…) vem sendo retomada, com sinais claros de protagonismo efetivo na articulação de projetos regionais e integração das cidades do Grande ABC, e agora também da Capital, o que motiva o interesse de nosso município em participar das pautas que envolvem ações conjuntas para a satisfação de demandas comuns da região”, diz trecho do projeto de lei aprovado.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, que tem liderado o movimento pela reunificação e fortalecimento do órgão regional, comemorou a decisão do legislativo sul-caetanense e reforçou o compromisso pelo fortalecimento do diálogo e trabalho conjunto entre os municípios da região.
“O retorno de São Caetano é de extrema importância para esta retomada da governança regional no Grande ABC. A reunificação do quadro completo de municípios é uma das metas da atual presidência e deve ser comemorada. Juntos, podemos pensar as melhores políticas públicas para nossa região e trabalhar unidos por melhores condições de vida aos moradores das sete cidades”, afirmou Marcelo Lima.
Uma prova do novo momento de fortalecimento do Consórcio ABC é o ingresso da Prefeitura de São Paulo como membro associativo na entidade regional, confirmado neste mês em visita do prefeito da Capital, Ricardo Nunes, à sede do órgão intermunicipal.
Histórico
São Bernardo e São Caetano se desligaram do Consórcio ABC em janeiro de 2023.
Cumprindo a promessa de retorno ao órgão, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, oficializou o reingresso do município, ratificado por unanimidade pelos demais prefeitos, em 14 de janeiro deste ano.
Agora, São Caetano já tem aval do Legislativo para retornar ao órgão também.