O Consórcio Intermunicipal Grande ABC completou 33 anos de história na última terça-feira (19). Para comemorar a data, realizou um encontro entre a equipe da entidade regional e os servidores públicos municipais que atuam nos Grupos de Trabalho (GTs), homenageando-os com um certificado de reconhecimento pela contribuição em prol do desenvolvimento da região.
“Os GTs e seus integrantes são os elementos que fazem o Consórcio ABC acontecer, as pessoas que dedicam tempo e esforço para implementar políticas públicas visando o melhor para as cidades. Por isso, é importante sempre ressaltar a importância da participação de todas e todos”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali.
Além de uma maneira de agradecer o trabalho, o encontro entre os integrantes dos GTs serviu também para um networking entre as diversas áreas da gestão pública. Atualmente, os grupos são divididos em quatro eixos: Infraestrutura Regional, Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico Regional e Inclusão Social e Direitos Humanos.
O Consórcio ABC reúne os municípios do Grande ABC para o planejamento, a articulação e definição de ações de caráter regional. A entidade foi fundada em 1990 por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Desde 8 de fevereiro de 2010, a entidade passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país. Nesta data, os prefeitos dos sete municípios instalaram a Assembleia Geral nos moldes do Contrato de Consórcio Público.
Ao longo dos 33 anos de história, o Consórcio ABC garantiu conquistas importantes para a população do Grande ABC, tais como o início da construção da rede de piscinões para mitigar efeitos das enchentes (1999); construção dos hospitais estaduais Serraria e Mário Covas (2000); início de instalação das cinco Fatecs na região (entre 2002 e 2011).
Também estão na lista a implementação do Programa Casa Abrigo Regional, para abrigamento de mulheres vítimas de violência doméstica (2003); criação da Universidade Federal do ABC (2005); instalação do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diadema (2007); descentralização da Farmácia de Medicamentos Especializados pelo Governo do Estado (2019); entre outros.
A entidade regional também elaborou planos estratégicos para diversas áreas, como os de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, de Educação, de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de Habitação, de Mobilidade Urbana e de Macro e Microdrenagem.