O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou na tarde desta segunda-feira (10) reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, em um diálogo para aproximar os municípios do Governo do Estado em ações de combate às enchentes.
A entidade regional foi representada pelo presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, pelo chefe do Executivo de Santo André, Gilvan Júnior; o vice-prefeito de Mauá, João Veríssimo, o Juiz João; e por integrantes da área das demais prefeituras.
A agenda serviu para apresentar as.demandas da região na área. Durante o encontro, a secretária estadual colocou a equipe técnica da pasta à disposição para tentar destravar ações antienchente.
Natália também elogiou as ações já realizadas pelo Consórcio ABC, como o Plano Regional de Macro e Micro Drenagem, elaborado em 2016 e que será atualizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) com foco em um novo panorama da área.
“Foi um grande diálogo com o Estado, que abriu as portas para as sete cidades e reafirma a importância do Consórcio ABC não só no discurso, mas na prática”, afirmou o presidente da entidade regional, Marcelo Lima.
O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, também destacou a aproximação da região com o Governo do Estado.
“Essa reunião mostra a importância do Consórcio ABC, porque nessa área drenagem não dá para pensar isoladamente, precisamos planejar projetos que tenham impacto regional”, complementou.
Outros temas
A reunião também serviu para um debate sobre gestão de resíduos sólidos e possíveis projetos estaduais para a área.
O presidente do Consórcio ABC ainda aproveitou a agenda para solicitar uma reunião com o Estado sobre mobilidade urbana na sede da entidade regional, em especial para falar sobre o projeto da linha 20-Rosa do Metrô, que teve o projeto básico assinado na semana passada.