Estarão abertas a partir desta segunda-feira (13), as inscrições para os candidatos à eleição 2023 do Conselho Popular de Saúde (CPS) de Diadema. O interessado deve fazer a inscrição na sua Unidade Básica (UBS) de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, preenchendo formulário próprio e apresentando os documentos específicos.
Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem ter idade superior a 18 anos, morar na região em que exercerá o mandato, ter matrícula registrada na UBS e apresentar RG e cartão da UBS. Outro requisito é não estar exercendo mandato eletivo, nem ocupando cargo de confiança no executivo ou legislativo municipal, nem trabalhar em terceirizadas que prestam serviços para a administração pública direta ou indireta. Confira o Regulamento Eleitoral completo aqui: http://arquivosdoe.diadema.sp.gov.br/arquivos_diario_oficial/publicacoes/2023/399/10032023_DOE_Diadema_346.pdf.
A assessora do Controle Social da SMS, Marusa Fernandes, convoca a população a participar. “Convidamos toda população a se inteirar do processo eleitoral do CPS, fazer a leitura do regulamento e se candidatar, é junto com a participação popular que a gestão pode pensar e executar ações em prol da melhoria da saúde”.
Marusa explica ainda que o trabalho de conselheiro é voluntário e, entre suas funções está a de representar os interesses da população e ser um canal de participação direta do movimento e entidades populares na área. Eles também representam os usuários junto ao Conselho Municipal de Saúde definindo políticas e prioridades e participam dos Conselhos Gestores junto às UBSs.
Vale reforçar que a inscrição para candidato (a) segue até o dia 27 de março, nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira aqui o endereço das UBS: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs
Eleição
As eleições para eleger os representantes da população para compor o Conselho Popular de Saúde, com mandato para os anos 2023 a 2025, acontecerá no dia 06 de maio de 2023, das 8h às 16h, nas 20 Unidades Básicas de Saúde. Na ocasião serão eleitos 80 conselheiros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, sendo dois titulares e dois suplentes por unidade.
A Comissão Eleitoral (CE), do Conselho Popular de Saúde (CPS), responsável pelo processo eleitoral é composta pelos seguintes integrantes: Bernadete Bruno de Oliveira, Celso de Oliveira e Souza, Cleunice Fernandes de Azevedo, Espedita Francisca da Silva Almeida, João Batista Araújo de Oliveira, José Roberto da Silva, Maria de Fatima Pereira Lima, Maria de Abreu Komatsu, Marlene da Silva e Pedro Joaquim da Cruz.